O PODER DE DESAFIAR O NÃO

A Profa. Dra. Joana Félix, fala neste TEDx sobre as dificuldades e barreiras do preconceito em sua trajetória de vida, que foi de muita luta, superação e esforço. Joana Félix é PostDoc, já ganhou o Prêmio Faz Diferença do Jornal O Globo: Personalidade 2017; Medalha Theodosina Ribeiro 2018: homenagem e reconhecimento na assembleia legislativa de São Paulo; Vencedora do Prêmio Kurt Politzer de tecnologia 2014: pesquisadora do ano.

O futuro da saúde está na simplicidade

A médica Luisa Portugal fala sobre voltar à medicina de origem, valorizando o contato e a humanização das relações. Médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, atualmente trabalha em uma equipe de Estratégia Saúde da Família em uma zona rural de Brasília. Idealizadora do canal do YouTube “Diário de um Posto de Saúde” é mestranda em Medicina de Família pela Escola Superior de Ciências da Saúde.

Tu Roncas, Eu Acordo, Ninguém Dorme

Dormir bem é um detalhe que muda sua saúde no futuro. O Dr. Geraldo Lorenzi Filho fala sobre a importância de uma noite bem dormida. Sobre o palestrante: Graduação, Doutorado e Livre Docência na Faculdade de Medicina da USP e pós-doutorado na Universidade de Toronto. É médico pneumologista e especialista em Medicina do Sono. Diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração, Disciplina de Pneumologia InCor, Faculdade de Medicina da USP.                

O Perdão pode melhorar a saúde do seu coração

O Dr. Alvaro Avezum, médico cardiologista e diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, fala das suas pesquisas que indicam que o perdão pode ajudar na melhoria da saúde do coração. Diretor da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, Brasil; Professor Doutor do Programa de Doutorado da Universidade de São Paulo / Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Pesquisador Associado Internacional, Instituto de Pesquisa em Saúde Populacional da Universidade McMaster, Hamilton, Canadá.

Comecei a fazer 80 anos com 29

Abílio Diniz, empresário, apresenta aos seus 81 anos ideias inspiradoras sobre longevidade com qualidade. Atividade física, alimentação saudável, controle do estresse, autoconhecimento, espiritualidade e fé e amor são os pilares que o guiam na estrada da sua vida. Apoiado neles, idealizou o Plenæ, uma plataforma digital repleta de conteúdos, propostas e experiências para ajudar as pessoas a mudar hábitos e a conquistar uma vida mais longa e plena. Aos 81 anos, ele é um entusiasta da longevidade com qualidade. Atividade física, alimentação saudável, controle do estresse, autoconhecimento, espiritualidade e fé e amor são os pilares que o guiam na estrada da sua vida. Abilio é presidente do Conselho de Administração da Península Participações, empresa de investimentos de sua família e membro dos conselhos do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Câncer não é brincadeira. Como explicar aos pequenos com uma linguagem acessível e lúdica?

Simone Mozzilli fala sobre como a informação adequada pode desmistificar o câncer, engajar os pacientes no tratamento e salvar vidas, inclusive a dela. Formada em Comunicação (FAAP), Design (Escola Panamericana), pós graduada em Tecnologia da Informação (USP) e Medicina Integrativa (Albert Einstein), trabalhou durante 10 anos com tecnologia e entretenimento atendendo clientes como Apple, Disney e Sony. Fazia trabalhos voluntários com crianças com câncer desde 2008 até descobrir um câncer em estágio avançado em 2011. Durante seu tratamento, percebeu a dificuldade em achar materiais adequados que engajassem o paciente, resolveu fechar sua produtora e abrir uma ONG para Tecnologia de Informação voltada à Oncologia.

A inteligência artificial pode tornar a Medicina mais humana?

Mariana Perroni é uma médica que acredita que a Saúde será transformada através de uma melhor análise dos nossos dados por meio do uso da Inteligência Artificial. Nessa fala, ela traz exemplos reais de como isso pode contribuir para uma medicina cada vez mais proativa, personalizada, precisa, e até mais humana. Médica intensivista e grande entusiasta de uma maior integração entre tecnologia e saúde. Mariana é a coordenadora Médica da área de Healthcare Transformation na IBM, onde é responsável por explorar e suportar o desenvolvimento de estratégias envolvendo a tecnologia como vetor de transformação da Saúde e da Medicina, auxiliando na resolução de desafios crônicos do setor. Foi a coordenadora médica da unidade de Watson Health na América Latina, onde era responsável pelos projetos de aplicação da inteligência artificial na Oncologia e Genômica, no intuito de empoderar decisões clínicas, otimizar processos e promover o ensino e pesquisa científica. É mentora de startups, blogueira, médica voluntária em desastres naturais e presta consultoria em inovação em Saúde e elaboração de conteúdo de saúde online desde 2011 para associações médicas, hospitais, multinacionais e empresas de pesquisa e tendências. É frequentemente convidada para ser palestrante em eventos de inovação e futurismo.

Como os médicos vão sobreviver à revolução digital? | Andressa Gulin

 A Dra. Andressa Gulin fala sobre como as novas tecnologias podem transformar a área médica e sobre a oportunidade de focar novamente no ritual do cuidado, que está nas nossas mãos. Sobre o palestrante: Médica com residência em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas UFPR. Com experiência clínica no serviço público e privado. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde, FAE-PR e formada pelo Global Solution Program 2014 da Singularity University, trabalha em projetos de saúde para diminuir o sofrimento desnecessário do paciente através de inovação, criatividade e tecnologia. Professora de Saúde Coletiva da Universidade Positivo e Fundadora da LifeDoc - Medicina Personalizada.