Português
Inglês
 

Você é daquelas pessoas que acham que o sono da beleza é lenda? Que é coisa que sua avó falava? Pois nós temos uma notícia para você: ele existe, sim!Por: Medley

Dormir bem e com horário fixo faz com que nossas células sejam renovadas, fortalece o sistema imunológico e deixa a pele mais bonita.

Estudos comprovam que uma noite mal dormida deixa a pele do rosto com aparência cansada, envelhecida, causando as temíveis olheiras. Além de influenciar em nosso humor e nos deixar improdutivos.

Para um sono restaurador, é recomendado dormir de 6 a 8 horas em um ambiente tranquilo, sem estímulos de sons e luzes. Alguns hormônios importantes para a beleza só agem durante a noite. É nessa hora também que o cérebro produz mais melatonina, o hormônio do sono.¹

É durante o sono noturno que o GH (hormônio do crescimento) tem seu maior pico de secreção. Ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura e melhora o desempenho físico.

A leptina, hormônio que nos dá sensação de saciedade, também é ativada durante o sono. Quem não dorme direito a produz menos, e o resultado é que o corpo terá necessidade de ingerir carboidratos além da conta, causando assim o excesso de peso e podendo levar à obesidade.²

Poucas horas de sono ou uma noite sem dormir provocam uma grande produção de cortisol, hormônio que tem importante ação anti-inflamatória, mas que em excesso faz mal para o colágeno, e é a perda dele que dá à pele uma aparência envelhecida.

Então agora você já sabe: sua avó tinha razão. Comece hoje mesmo a colocar em prática hábitos que te darão uma boa noite de sono, te deixando com uma aparência mais bonita e saudável!"

Fontes:
¹ AXELSSON. Beauty sleep: experimental study on the perceived health and attractiveness of sleep deprived people. Bmj 2010;341: 6614
² NEGRÃO. Leptina: o diálogo entre adipócitos e neurônios. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 2000;44: 205-214



Voltar ao início
 
Hotel do sono é realização Medley com apoio da Associação Brasileira do Sono
Última atualização: 13/07/2017
;