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Não precisamos dizer aqui, a importância que a internet e os smartphones têm na vida das pessoas atualmente. Além de favorecerem a comunicação eles são uma importante ferramenta de trabalho, informação e contato social. Nesses casos são nossos aliados, mas para o sono podem ser é uma vilã.Por: Medley

Sabe aquela ultima olhadinha nas redes sociais no momento em que você já está na cama prontinho para dormir? Pois é, esse simples gesto que já se tornou rotineiro, pode contribuir e muito para que você não tenha uma boa noite de sono.

Antes da invenção da energia elétrica, as pessoas dormiam cedo, praticamente depois que o sol ia embora. Mas isso, não era apenas porque não tinham o que fazer.

O corpo humano é uma máquina perfeita, e a melatonina, um dos hormônios responsáveis pelo sono, começa a ser produzida quando o dia escurece, e atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. Com o nascer do sol, e a volta da claridade sua produção é reduzida, o que sinaliza o momento de acordar.¹

Os dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul que se assemelha a luz solar, e enquanto estamos conectados neles, nosso cérebro não recebe a mensagem que vai escurecer e que podemos nos preparar para dormir. Para ele ainda é dia, sendo assim hora de produzir.

Um estudo publicado pela Revista Brasileira de Psiquiatria mostrou que jovens em fase universitária é o grupo mais afetado pela má qualidade do sono e sonolência durante o dia, consequência do abuso de uso de computadores e jogos eletrônicos.

Se por um lado a tecnologia pode atrapalhar nosso sono, por outro já existem inúmeras invenções eletrônicas que auxiliam. Elas vão desde apps que monitoram como está a respiração, ou quantas vezes a pessoa se movimenta por noite, até as pulseiras inteligentes que detectam as fases e a qualidade do sono, transformando os dados coletados e um gráfico que mostra em quais momentos da noite a pessoa ormiu e quando entrou em sono profundo, e a bandana eletrônica, que emite sons inaudíveis ao ouvido humano, mas que afetam o cérebro, fazendo com que o sono e o humor sejam melhorados.

Uma noite mal dormida pode trazer uma porção de coisas ruins para a saúde. Pode desenvolver depressão, falha na coordenação motora, problemas de memória e indisposição. Para uma boa noite de sono, o ideal é que uma hora antes de ir para cama você fique longe dos eletrônicos. Uma sugestão é ler um bom livro antes de dormir.²

Fontes:
¹ NETO. Melatonina, ritmos biológicos e sono-uma revisão da literatura Rev Bras Neurol 2008;44: 5-11
² ABREU. Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão Revista Brasileira de Psiquiatria 2008;30: 156-167


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Hotel do sono é realização Medley com apoio da Associação Brasileira do Sono
Última atualização: 13/07/2017
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