carregando...

 
Home > Conheça a Medley > Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade

A Gestão da Qualidade Medley baseia-se no atendimento aos requisitos legais e na prática das ferramentas da qualidade em todas as atividades desenvolvidas na empresa, dessa forma agregando valor aos processos-chaves, nossos produtos e serviços.

Requisitos de BPF são incorporados em todas as etapas de fabricação.

Em 1999, fomos a primeira empresa farmacêutica a obter o certificado ISO 9000, emitido pela TÜV, - órgão credenciado internacionalmente. Apesar de não certificado, atualmente nosso Sistema Integrado de Gestão inclui a gestão de riscos e prevenção com base nas normas : ISO14000-Gestão Ambiental e OHSAS18000-Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

A Política integrada da Medley consiste em:
 Promover a capacitação técnica e pessoal do profissional Medley, para exercer seus deveres e responsabilidades, respeitando o meio ambiente, prevenindo a poluição, seguindo regras de saúde ocupacional e segurança do trabalho, de forma pró-ativa e preventiva, agregando assim qualidade humana ao nosso produto final.

 Produzir medicamentos com matérias-primas de qualidade obtidas de fornecedores comprometidos com a qualidade, o meio ambiente, a saúde ocupacional e a segurança.

 Garantir que as condições de fabricação dos nossos produtos estejam de acordo com as Boas Práticas de Fabricação, atendendo aos requisitos legais e outros associados ao Sistema de Gestão Integrado.
 
 Atender às expectativas dos clientes, fornecendo produtos e serviços de qualidade, disponibilizando canais de informações técnicas e científicas, baseadas em padrões éticos e confiáveis.

 Zelar para que a correta gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho atinja as finalidades propostas, promovendo um processo de melhoria contínua e perpetuação do negócio.

A Gestão de Qualidade segmenta-se em:


ISO 9001

Princípios de Qualidade na Gestão

O sistema de gestão integrado da Medley está implementado com base em processos-chaves que incluem desde a necessidade do cliente até a sua total satisfação, baseado nos nove princípios da Qualidade:

 Orientação do cliente
 Liderança
 Envolvimento do pessoal
 Processos-chave
 Exames médicos periódicos
 Gerenciamento por sistema-chave
 Melhoria contínua
 Tomada de decisão baseada em fatos e dados
 Relações mutuamente benéficas com os fornecedores

Esses princípios são utilizados pela direção para servir de guia para a melhoria da performance da organização.

Para a Medley, a certificação nos padrões ISO 9001 contribuiu muito na melhoria contínua dos processos, pois também somos a primeira empresa a obter o credenciamento dos nossos laboratórios de análises para testes de Equivalência Farmacêutica (testes fundamentais dentro do processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos genéricos).

Qualidade de vida
Além do gerenciamento das atividades dos processos Medley serem certificados por um sistema que objetiva a melhorar o clima organizacional, a Medley promove ações que visam proteger os trabalhadores de doenças ocupacionais. Tais ações são:

 Exames médicos periódicos
 Curso de gestantes
 Coral vozes Medley
 Quick massagem
 Ginástica laboral
 Campanhas de vacinação
 Avaliação ergonômica nos setores
 Campanhas de saúde ( Aids, DST, Lavagem das mãos, Influenza, etc.)
 Programa de controle auditivo e uso da voz
 Clube da corrida –temporariamente suspenso
 Quiropraxia – temporariamente suspenso
 Orientação nutricional - temporariamente suspenso

Gestão Ambiental

A Medley possui um Sistema de Gerenciamento Ambiental que, além de atender aos requisitos legais, tem como objetivos: controlar e harmonizar as atividades industriais, preservar recursos e reduzir impactos ou danos ambientais.
A gestão ambiental inclui análises e controles sobre água, solo e ar, com base na minimização na fonte e na redução de desperdícios.

Programa de reciclagem
 A Medley mantém um rígido programa de coleta seletiva dos lixos recicláveis. Estes, após a segregação e descaracterização, são encaminhados para empresas de reciclagem. Os recursos oriundos da venda desses materiais são revertidos para instituições sociais.

Resíduos industriais
 Os resíduos industriais, caracterizados como sobras de processo, após descartados, são segregados, descaracterizados e encaminhados para incineração, aterros e co-processamento. Projetos de melhorias ambientais são constantemente desenvolvidos em toda a empresa.

Tratamento de efluentes
 As duas unidades da Medley possuem Estações de Tratamento de Efluentes específicas, que operam para a purificação e minimização da carga orgânica dos efluentes descartados durante os processos industriais. Após o tratamento, uma parte desses efluentes é reutilizada nos sanitários e nas lavagens dos pátios e jardins, reduzindo assim o desperdício de água.

Boas Práticas de Fabricação

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o direito do consumidor quanto à sua saúde é um dos direitos humanos básicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, através de legislação e fiscalização, tem o dever de garantir ao consumidor o direito a produtos e serviços com boa qualidade sanitária.
É dever das empresas farmacêuticas, portanto, ter um cuidado rigoroso com a qualidade e a segurança dos produtos e processos.

Nesse sentido, a Medley preocupa-se constantemente com a qualidade, a segurança e a eficácia dos produtos que fabrica. Por isso, adota as normas de Boas Práticas de Fabricação da Organização Mundial da Saúde.

O conjunto das normas de Boas Práticas de Fabricação é uma ferramenta muito importante do sistema de Garantia da Qualidade, pois define e padroniza métodos que regulamentam todas as atividades de fabricação de um produto, envolvendo a participação das pessoas, o processo de produção, as condições de uso dos equipamentos, as matérias-primas, as embalagens e os rótulos, a manutenção, a segurança e a proteção ambiental, o armazenamento dos insumos e produtos, a expedição de produtos, sua distribuição e seu transporte.

O principal objetivo das normas de Boas Práticas de Fabricação é combater e evitar contaminações microbiológicas, físicas, químicas e cruzadas na fabricação de medicamentos.

O atendimento às normas de Boas Práticas de Fabricação garante à Medley a excelência na fabricação de produtos de alta qualidade nos aspectos de segurança, identificação, potência, concentração e pureza.

 
© Copyright 2016 Medley Farmacêutica Ltda. Uma empresa Sanofi
Todos os Direitos Reservados | Menções Legais | Créditos: SOLO Propaganda