POR QUE AS MULHERES TEM SONHOS ESTRANHOS DURANTE A GRAVIDEZ?

O corpo muda (e muito!), mas o estado emocional e mental também. Grávidas: preparem-se para os sonhos mais doidos da sua vida.

Você sabia que os sonhos estranhos estão na lista das mudanças que a gravidez pode causar?1


Enjoos,  cansaço,  dor  nas  mamas  e  variações  abruptas  de  humor  são  alguns  dos sintomas que toda mulher espera quando descobre que está grávida. Mas  você sabia que sonhos estranhos também estão na lista das mudanças que a gravidez pode causar na sua vida?1

Sim,  sonhos  estranhos.  Muitas  mulheres  relatam  ter pesadelos  mais  frequentes  onde  algo acontece com o seu bebê, ou até discussões acaloradas com o seu parceiro e pai da criança. Além de ligeiramente mais assustadores, a frequência dos sonhos também tende a aumentar ao  longo  da  gestação.  Além  dos  temas  serem  bastante  variados,  os  sonhos  da  gestante costumam ser mais lúcidos e vívidos do que em qualquer outra fase da vida. Em geral, eles se relacionam com sua condição e trimestre de gravidez e com o que está acontecendo com o corpo.2

Os sonhos estranhos na gravidez.

De acordo com a American Pregnancy Association, as mudanças no padrão de sonhos durante a gestação incluem:

  • Sonhos vívidos
  • Pesadelos
  • Sonhos provocados por ansiedade
  • Sonhos mais intensos
  • Habilidade de lembrar dos sonhos com maior clareza
  • Sonhar com mais frequência

Uma pesquisa feita na Universidade de Lisboa em 2009 concluiu que mulheres grávidas costumam ter sonhos frequentes com o bebê e outros integrantes da família4. Então prepare-se para sonhar com o seu companheiro(a), seus pais, irmãos, avós e amigos próximos em situações... peculiares. Para a autora do estudo, de modo geral, tais sonhos podem estar relacionados com as transformações físicas (que não são poucas nem sutis) no corpo da mulher, com preocupações sobre o parto e com a sua própria competência materna para cuidar do bebê. A incerteza sobre como o pequeno irá afetar sua vida amorosa também pode ter impacto na qualidade do seu sono. Afinal, tudo muda, não é o que dizem?

Outra publicação, feita em 2003 pela Université Paris X Nanterre, afirma que a mulher grávida também pode sonhar com mais frequência consigo mesma, com sua infância e com seu relacionamento com os próprios pais --especialmente sua mãe5.

Conforme a gravidez avança, a gestante pode enfrentar mais pesadelos, principalmente relacionados ao medo do parto e à saúde do bebê. Um estudo publicado em 2016 pelo BioMed Central Pregnancy & Childbirthconcluiu, inclusive, que tais sonhos podem estar relacionados ao maior estresse no último trimestre.6

Por que os sonhos estranhos acontecem?

O corpo passa por mudanças intensas durante a gravidez, e seu estado físico está conectado ao mental e ao emocional. Não dá para separar uma coisa da outra. Por isso, há diversos possíveis motivos para os sonhos estranhos. Um deles é o aumento da produção de hormônios, que podem afetar suas emoções, ansiedade e forma como processa informações.

Outra possível causa são as alterações no seu padrão normal de sono, que podem ocorrer pela necessidade frequente de fazer xixi ou próprio desconforto causado pelo crescimento do bebê, o que dificulta encontrar a posição perfeita para dormir horas a fio. De acordo com a American Pregnancy Association, isso impacta o seu sono REM (“Rapid Eye Movement”, ou “movimento rápido dos olhos em português). É durante esse estágio do sono que ocorrem os sonhos vívidos. Quando sua frequência é interrompida ou modificada, a forma como você sonha poderá mudar também.3

Os sonhos estranhos na gravidez?

Segundo uma pesquisa publicada em 1993 pelo Journal of the American Board of Family Medicine, 67% das mulheres grávidas relataram sonhos relacionados à gravidez. Além disso, 60% relataram ter tais sonhos uma vez por semana. Portanto, se for o seu caso, o primeiro a pensar é: você não está sozinha (e isso sempre dá um certo alívio). Se ver em situações estranhas e sem explicações durante o seu sono poderá fazer parte dasua rotina de futura mãe.

Se os sonhos estiverem incomodando, pode ser preciso mudar seu padrão de sono. Tente estabelecer uma nova rotina ou mudar de posição para dormir com mais qualidade.

REFERÊNCIAS

1.Lara-Carrasco J e. Disturbed dreaming during the third trimester of pregnancy. -PubMed -NCBI [Internet]. Ncbi.nlm.nih.gov. 2018 [cited 13 August 2018]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24780135

2. J B. The pregnancy-related dreams of pregnant women. -PubMed -NCBI [Internet]. Ncbi.nlm.nih.gov. 2018 [cited 13 August 2018]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8452063

3 American Pregnancy Association -Pregnancy Dreams. Disponível em:

http://americanpregnancy.org/your-pregnancy/pregnancy-dreams/

4. LIMA, ALICE. Os conteúdos dos sonhos durante a gravidez. Secção de Psicologia Clínica e da Saúde Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica -Universidade de Lisboa. 2009.

5. RIAZUELO, HÉLÈNE. (URL: https://www.cairn.info/revue-champ-psychosomatique-2003-3-page-99.htm) Les rêves, le somma et le corps. - L’Esprit du temps, 2003. Pages 99-115. Université Paris X Nanterre, Laboratoire de psychopathologie psychanalytique des Atteintes Somatiques et Identitaires.

6. SCHREDEL, MICHAEL. GILLES, MARIA. WOLF, ISABELT e tal. Nightmare frequency in last trimester of pregnancy. BMC Pregnancy Childbirth. 2016; 16: 346.

7 L. BLAKE, ROBERT. REIMANN, JANNA. The Pregnancy-Related Dreams Of Pregnant Women. J Am Board Fam Med March1, 1993 vol. 6 no. 2 117-122.

Confira outras curiosidades abaixo:

ALTERAÇÃO DO LIBIDO NA GRAVIDEZ

Enjoos, medo e cansaço: em meio a tantas novas sensações, como fica o sexo durante a gravidez?

 

O MITO DE COMER POR DOIS

Sim, grávidas devem aumentar as calorias ingeridas diariamente, mulheres grávidas com peso normal devem ganhar entre 10 e 15 quilos ao longo da gravidez.

TODA GRÁVIDA SE PERGUNTA

Os enjôos vão passar? É normal tanto cansaço? Será que serei uma boa mãe? Fique tranquila e venha ler as dúvidas que toda grávida se faz.