Confira 15 playlists
para dar ritmo aos
seus exercícios

Veja 15 playlists para dar ritmo aos seus exercícios

Praticar exercícios físicos, quando no início, pode ser um pouco maçante e desencorajador. Mas, para muitas pessoas, a música pode funcionar como uma importante aliada e até como combustível para aumentar o ritmo e ampliar os limites quando o corpo está mais cansado.

Seja dentro da academia, ou ao ar livre, se exercitar ouvindo músicas pode contribuir diretamente na intensidade dos exercícios realizados. Pesquisadores acreditam que a música pode ser um fator motivacional e, depois, funciona como uma aliada na diminuição do esforço necessário para realizar determinada atividade1.

Daniel Bowling, do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, relatou2 que tem observado em seus estudos que, após seis minutos de música, o esforço físico cai pela metade em quem pratica. “Já sabíamos que a música tinha um papel revigorante. Mas este é um momento emocionante para a pesquisa sobre as fundações biológicas da música”, contou2.

O que se viu até agora é que a música é uma importante aliada na hora dos exercícios físicos e, por isso, mergulhamos no aplicativo Spotify e Deezer e separamos 20 playlists com músicas para caminhar, fazer academia ou simplesmente dançar, ideais para você manter a forma. Confira:

PLAYLIST

Corra numa boa


Ouça agora no Spotify   
  +500 mil fãs

Vamos começar com uma lista mais eclética, misturando sucessos da música pop internacional com batidas eletrônicas, ideal para sua caminhada engrenar e alternar com ritmos mais fortes. As músicas funcionam muito bem em ambientes fechados, como esteiras em academias.

Artistas: Aaron Smith, Marshmello, Alok, Dynoro, MEDUZA, Hallman, Calvin Harris, Beyoncé, Avicii, OneRepublic, Imagine Dragons.

 
PLAYLIST

Projeto Verão


Ouça agora no Spotify   
  +798 mil fãs

Essa é uma excelente escolha de música para fazer exercícios com ritmo agradável e variedade, ideal para quem quer dar aquela acelerada para chegar 100% na estação mais quente do ano.

Artistas: Alexa, Dennis DJ, Alok, Avicii, Martin Garrix, Ed Sheeran, Carol Conkpa, Mc Kevin, JØRD, Imagine Dragons.

PLAYLIST

Cool Down


Ouça agora no Deezer   
  +66 mil fãs

Essa é a playlist de aquecimento montada pelos editores de outro aplicativo popular: o Deezer.  A lista conta com músicas não tão rápidas e artistas consagrados do cenário mundial. Experimente essa lista para fazer exercícios físicos no início da semana, quando as coisas ainda estão mais lentas.

Artistas: Dennis Lloyd, Lana Del Rey, The Weeknd, Calvin Harris, Blanche, Jorja Smith, Django Django, Coldplay, Lady Gaga.

 
PLAYLIST

Motivation Mix


Ouça agora no Spotify   
  +4 milhões fãs

Essa playlist já tem impressionantes 4 milhões de seguidores no aplicativo Spotfiy. Ela também aposta em Djs e as músicas possuem um ritmo mais rápido do que a do Projeto Verão. Vale a pena conferir. 

Artistas: David Guetta, Imagine Dragons, Dimitri Vegas & Like Mike, Hallman, James Blunt, Craig David. 

PLAYLIST

FitDance Beats


Ouça agora no Spotify   
  +103 mil fãs

Agora, se você prefere um pouco mais de brasilidade e tudo o que o funk e a música latina têm a proporcionar, a dica é curtir a playlist FitDance Beats, com músicas para correr e dançar. 

Artistas: Anitta, Dennis, Harmonia do Samba, MC Kevinho, Ludmilla, Tainá Costa, Gloria Groove, Luiza Sonza. 

 
PLAYLIST

Motivation Hits


Ouça agora no Spotify   
  +305 mil fãs

Pegue a música pop internacional, acrescente uma pitada de música latina com eletrônica e chegamos à playlist Motivation Hits! 

Artistas: Daddy Yankee, Ed Sheeran, Anitta, David Guetta, Avicii, Taylor Swift, Shakira, Eminen, M.I.A, Drake, Halsey. 

PLAYLIST

Rap & Sport


Ouça agora no Deezer   
  +320 mil fãs

Se a sua pegada é a black music, vai gostar desta playlist que pode levar o seu ânimo lá pra cima ao som dos principais nomes do segmento. 

Artistas: Drake, Cardi B, J. Cole, Tyga, Kanye West, Lil Baby, Nicki Minaj. 

 
PLAYLIST

Indie Workout


Ouça agora no Spotify   
  +269 mil fãs

Seguindo no ritmo de gêneros musicais, não deixe de conferir alguns dos principais sons indie para curtir na sua caminhada. Mesmo que não seja a sua praia, pode ser uma excelente opção para desacelerar no final de uma sequência de exercícios. 

Artistas: Arcade Fire, Peace, Interpol, The Strokes, Sharon Van Etten, Bob Moses,, The Blaze, The Killers. 

PLAYLIST

Volume Máximo


Ouça agora no Spotify   
  +700 mil fãs

Blink-182, Slipknot e Muse são algumas bandas que farão bastante barulho em seus fones de ouvido. Para quem gosta de um som mais pesado, é uma boa dica para dar ritmo no exercício físico. 

Artistas: Blink-182, Muse, Korn, Slipknot, The Score, Bring Me The Horizon, Liam Gallagher, Papa Roach. 

 
PLAYLIST

Best Rock of All Time


Ouça agora no Deezer   
  +989 mil fãs

Essa playlist vai te fazer viajar por todas as eras do Rock’n’Roll e te fazer correr como nunca, afinal, o que esse ritmo clássico mais tem em sua identidade é pura energia. Também funciona como fonte de combustível em exercícios de academia e treinos de luta. 

Artistas: AC/DC, Aerosmith, Red Hot Chili Peppers, Creedence Clearwater Revival, Led Zeppelin, Eagles, Metallica, Linkin Park, Nirvana, Queen,Lenny Kravitz, Kings of Leon, Green Day, Foo Fighters. 

PLAYLIST

Baila Reggaeton


Ouça agora no Spotify   
  +9,6 milhões fãs

Para se exercitar no ritmo latino que tomou conta do mundo após Despacito, a dica é a playlist Baila Reggaeton, que já tem mais de 9 milhões de fãs no mundo inteiro e traz os maiores sucessos em língua hispânica.

Artistas: Nicky Jam, Lunay, Daddy Yankee, Justin Quiles, Dj Luian, Abraham Mateo, Maluma, Ozuna, Pitbull, Danny Romero, Mariah. 

 
PLAYLIST

Treino Anos 80


Ouça agora no Spotify   
  +181 mil fãs

Essa é para quem tem saudade dos anos 1980 e de músicas que marcaram a cultura pop da época, como Maniac, de Michael Sambello, que embalou o filme Flashdance, de 1983. Não dá para ficar parado! 

Artistas: a-ha, Michael Jackson, Survivor, Journey, Roxette, Madonna, Bon Jovi, Lionel Richie, New Order, Wham! 

PLAYLIST

Running in the 90`s


Ouça agora no Deezer   
  +30 mil fãs

Avance 10 anos e pratique sua rotina de treinamento ao som dos gloriosos anos 1990, indo de Spice Girls a Britney Spears, passando por Cher, Corona e Lou Bega. 

Artistas: Will Smith, Cher, Alice Deejay, Blur, Spice Girls, Britney Spears, Fatboy Slim, Tori Amos, Corona, Daft Punk, Dr. Dre, Snoop Dogg, Lou Bega.

 
PLAYLIST

Vem pro Sertanejo


Ouça agora no Deezer   
  +1,4 milhões fãs

O estilo musical que tomou conta do Brasil nos últimos anos não poderia ficar de fora nas nossas listas. Apesar da sofrência das letras, a animação do ritmo é ideal para fazer qualquer tipo de exercício. 

Artistas: Jorge & Mateus, Gusttavo Mioto, Gustavo Lima, Luan Santana, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Wesley Safadão. 

PLAYLIST

Pagodelícia


Ouça agora no Deezer  
  +480 mil fãs

Outra paixão do brasileiro, o pagode também é um ritmo envolvente e alegre em sua essência. Se esse é o seu som, a lista indicada é a Pagodelícia, do Deezer. Use as músicas para caminhar, correr ou para uma série de exercícios na academia. 

Artistas: Dilsinho, Péricles, Ferrugem Thiaguinho, Turma do Pagode, Xande de Pilares, Sorriso Maroto, Grupo Revelação, Mumuzinho. 

 
Bônus

Bill Conti - gonna Fly Now


   

 

Você pode até não conhecer pelo nome, mas essa é uma das maiores músicas motivadoras da história das atividades físicas. Som tema do filme Rocky, o lutador, ela é sinônimo da quebra de barreiras e desafios.

Experimente subir uma escadaria ao som dela e, ao final, pular como o personagem de Sylvester Stallone fez. É renovador. 

Referências bibliográficas:

1. Cecília Bertuol; João Antônio Gesser Raimundo; Priscila Mari Santos. A influência da música na prática de atividade física: uma revisão de literatura.
Disponível em: https://sustainableearth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s42055-018-0002-5 - Acesso em: 13 de ago. 2019

2. Independente.co.UK. - MUSIC DURING EXERCISE 'DECREASES EXERTION AND RELEASES NATURAL PAINKILLERS IN THE BRAIN'.
Disponível em: https://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/health-news/music-during-exercise-decreases-exertion-and-releases-natural-painkillers-in-the-brain-10445010.html Acesso em: 13 de ago. 2019

SABRAGE.MDY.19.08.0322