Veja 10 receitas fáceis
e rápidas para jantar
com os amigos

Veja 10 receitas fáceis e rápidas para jantar com os amigos

Passar um momento agradável com os amigos em casa pode fortalecer as relações e aumentar a sensação de bem-estar social, que parece cada vez mais rara em tempos de redes sociais e aplicativos de relacionamento.

Um estudo1 realizado no Reino Unido com 10 mil pessoas descobriu, por exemplo, que quem tinha uma vida social ativa aos 60 anos possuía 12% menos risco de desenvolver demência anos depois. Os resultados mais positivos não incluíram os que só se relacionavam com familiares ou os que tinham poucos amigos, como um ou dois.

E como um happy hour é um evento ideal para cultivar uma boa amizade, convidamos você para deixar o celular um pouco de lado e chamar os colegas de trabalho e/ou amigos do tempo da faculdade ou colégio para compartilhar boas histórias e, é claro, comidinhas saborosas.

Pensando nisso, separamos dez receitas rápidas e simples de petiscos fáceis para serem degustados com bons amigos. Papel e caneta na mão:

1

Receita de mini sanduíches de rosbife

A ideia aqui é ser rápido e saboroso. Você pode comprar os pães próprios para esse tipo de sanduíche ou, então, comprar uma baguete (também conhecida como bengala em algumas regiões do Brasil) e cortar em fatias menores. No recheio, coloque uma fatia de rosbife, queijo muçarela e uma rodela de picles.

2

Espetinho leve

Para abrir o apetite, nada melhor do que espetinhos com tomate cereja, muçarela de búfala, manjericão e azeitona recheada. Simples de fazer e fica uma delícia.

3

Tábua de frios

Por falar em queijos, uma excelente entrada para um jantar com os amigos a tradicional tábua de frios. Seja criativo e incremente com queijos de diferentes tipos, como parmesão, gorgonzola e brie.

Acrescente salames, presunto Parma, azeitonas verdes e pretas e, se preferir, algumas frutas como morango e uvas.

4

Pão de queijo saboroso

Os sanduíches de pão de queijo ficaram famosos nos últimos anos e essa receita faz uma releitura dessa novidade. Para ficar mais elegante e adaptável aos pães de queijo que encontramos nos supermercados, vamos usar apenas a parte de baixo do sanduíche.

Asse os pães de queijo, depois corte ao meio e passe um pouco de requeijão cremoso. Sobre o requeijão, incremente com ingredientes que lhe agradam, podendo variar entre rodelas finas de cenoura, manjericão, tomate seco, tomate cereja, azeitona, picles, escarola cozida e patês variados.

5

Cestinha com salpicão de frango simples

Se você estiver com um pouco mais de tempo e quiser dar uma incrementada maior no encontro de amigos, que tal fazer um salpicão e servir no formato de petisco?

Quase toda família tem uma receita clássica de salpicão em seu cardápio, mas, se este não é o seu caso, anote aí uma bem saborosa:

Ingredientes para um salpicão grande (para meia porção, use metade):

  • 1,5 kg de peito de frango
  • 1 embalagem de 500 gramas de maionese pronta
  • 2 latas de milho
  • 1 lata de ervilha
  • 1 embalagem de azeitonas sem caroço
  • Salsinha e cebolinha à gosto

Coloque o frango na pressão por 40 minutos com sal e alho à gosto. Depois de desfiado misturar o frango ao milho, ervilha, azeitonas e cheiro verde (por último acrescentar a maionese).

Algumas receitas levam batata palha, que pode ser adicionada ao final do preparo. Com tudo pronto, basta distribuir nas cestinhas e servir aos convidados!

6

Rolinhos de abobrinha

Receitas com abobrinha também podem ser gostosas e uma boa pedida.  Nesta receita você vai precisar cozinhar as fatias das abobrinhas, que devem ser cortadas no sentido do comprimento, em água fervente com sal por apenas 2 minutos.

No recheio, use uma pasta com ricota, sal e manjericão e requeijão cremoso, ou adicione um patê de sua preferência, mas tente usar sabores mais leves como três queijos ou da própria ricota.

Acrescente uma fatia de presunto sobre a abobrinha, espalhe o creme e enrole.

7

Pão de alho

Como fazer pão de alho? Essa receita é para quem adora o queridinho dos churrascos. Basta alguns pães franceses (frescos ou amanhecidos), e poucos ingredientes para alegrar o paladar de seus convidados. Confira:

 Ingredientes

  • 200g de maionese
  • 2 colheres de sopa de alho picado
  • Orégano à gosto
  • 1/2 chícara de chá de cheiro verde picado
  • 1/2 chicara de chá que queijo ralado
  • Sal e pimenta a gosto

Misture a maionese, o alho, orégano, cheiro verde, sal e pimenta.

Faça cortes horizontais no pão francês, sem separar as fatias. Asse a mistura entre as fatias e por cima do pão. Polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno, churrasqueira ou fritadeira elétrica.

Fique de olho, pois bastam poucos minutos para o pão de alho ficar pronto.

8

Bruschetta de tomate e manjericão

A receita de bruschetta também envolve pão, mas dessa vez vamos usar o pão italiano (filão).

Vamos precisar, além do pão, 1 dente de alho, 2 tomates sem sementes picados, manjericão picado, azeite de oliva, pimenta-do-reino e sal.

Para "temperar" o pão, vamos cortar um dente de alho ao meio e passar nas fatias. Use meio dente para quatro fatias, para que seja mantido o sabor.

Coloque o pão em uma assadeira e leve ao forno, pré-aquecido, a uma temperatura média por 10 minutos ou até dourar.

Pegue o tomate picado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Por fim, coloque o manjericão picado e misture. Coloque a mistura sobre o pão e regue com azeite.

9

Batatinhas recheadas

Receitas com batatas são fáceis e práticas. E, para finalizar, temos duas receitas deliciosas com batatas. A primeira, são batatas cozidas e recheadas com requeijão e bacon. Anote aí:

O primeiro passo é cozinhar as batatas tipo bolinha até ficarem bem macias. Enquanto isso, corte o bacon em cubos bem pequenos e coloque em uma frigideira sem óleo ou azeite e frite.

Após o cozimento da batata, corte a parte de baixo dela para que fique reta e de pé na assadeira. Retire também a parte de cima, pois é por lá que vamos tirar o miolo com a ajuda de uma faca. Não jogue o miolo fora.

Agora vem o recheio: coloque requeijão, complete com o miolo que acabou de retirar e salpique o bacon por cima. Leve ao forno a 200 graus por 5 minutinhos.

10

Batatinhas temperadas

A segunda receita com batatas da nossa lista já é um clássico. Para prepará-la, vamos precisar de um pouco mais de ingredientes.

Confira:

  • 2 quilos de batata bolinha
  • 1 copo de vinagre
  • 1 copo de azeite
  • 1/2 cebola
  • Coentro e salsinha a gosto
  • 1 colher de sal

Bata no liquidificador o vinagre, azeite, cebola, coentro, salsinha e o sal até formar uma pasta. Enquanto isso, deixe as batatas cozinharem com casca por cerca de 45 minutos.

Após o cozimento, coloque as batatas em um vidro e cubra com o tempero. Leve-a à geladeira até a hora de servir aos convidados.

Referências bibliográficas:

1. Sommerlad, Andrew & Sabia, Séverine & Singh-Manoux, Archana & Lewis, Glyn & Livingston, Gill. (2019). Association of social contact with dementia and cognition: 28-year follow-up of the Whitehall II cohort study. PLOS Medicine.
Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/84/31

Inspirações das receitas:
1. Mini sanduíche de rosbife Item 17
Disponível em: https://casaefesta.com/petiscos-para-festa/

2. Espetinho leve.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f6AOeb3aZgI e https://paladar.estadao.com.br/noticias/receita,espetinho-caprese-com-manjericao,10000095816

3. Tábua de frios
Disponível em: https://www.receiteria.com.br/receitas-de-tabua-de-frios/ e https://www.tudogostoso.com.br/receita/138867-tabua-de-frios-deliciosa.html

4. Pão de queijo saboroso
Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/receitas/petisco-de-pao-de-queijo/

5. Cestinha de salpicão
Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br/receita/2097-salpicao-de-frango.html, https://guiadacozinha.com.br/salpicao-frango-completo-receita/ https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/salpicao-de-frango-4d50ea8a52e0b252bc008f7a.ghtml

6. Rolinhos de abobrinha
Disponível em: Item 10 - https://guiadacozinha.com.br/receitas-de-petiscos-festas/

7. Pão de alho
Disponível em: https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/pao-de-alho-para-churrasco-com-pao-frances-amanhecido-51d352364d3885694800004c.ghtml e https://www.tudogostoso.com.br/receita/60903-pao-de-alho-caseiro.html

8. Bruschetta de tomate e manjericão
Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/receitas/bruschetta-de-tomate-e-manjericao/

9. Batatinhas recheadas
Disponível em: http://comidinhasdamamae.com.br/batatinha-recheada/

10. Batatinhas recheadas
Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br/receita/163400-batatinha-temperada.html

SABRAGE.MDY.19.08.0321