Falta muito pouco para 2020, o ano da 32ª Olimpíada da era moderna que será realizada em Tóquio, capital do Japão. Depois de passar pelo Brasil em 2016, é a vez dos maiores atletas profissionais do mundo correrem (em alguns casos, literalmente) atrás de recordes em 33 esportes diferentes1.

Nadar, correr, saltar, jogar e dançar. Os jogos olímpicos de verão são a competição com a maior variedade de esportes em alto nível do planeta e, apesar dos números impressionantes alcançados pelos atletas, muitos deles podem ser praticados por qualquer pessoa, seja na academia, na rua ou na quadra do bairro. Confira agora os quais são os esportes olímpicos mais praticados e acessíveis para você praticar:

Futebol

Vamos começar pelo esporte mais popular do Brasil. O Futebol está nos jogos olímpicos desde 2ª Olimpíada, realizada em Paris, no ano de 1900. Ficou de fora apenas em 1932, em Los Angeles2, e para 2020 a grande sensação promete ser o futebol feminino, que vem de uma Copa do Mundo em 2019 considerada a melhor de todos os tempos3.

No Brasil, o futebol é praticado em quadras, campos, ruas e quintais. Por isso, nada como jogar futebol com seus amigos para sentir o espírito olímpico no seu dia a dia

Surf

Vamos começar pelo esporte mais popular do Brasil. O Futebol está nos jogos olímpicos desde 2ª Olimpíada, realizada em Paris, no ano de 1900. Ficou de fora apenas em 1932, em Los Angeles2, e para 2020 a grande sensação promete ser o futebol feminino, que vem de uma Copa do Mundo em 2019 considerada a melhor de todos os tempos3.

No Brasil, o futebol é praticado em quadras, campos, ruas e quintais. Por isso, nada como jogar futebol com seus amigos para sentir o espírito olímpico no seu dia a dia

Vôlei

Continuando na praia, este esporte tem duas modalidades nos Jogos Olímpicos: o Vôlei de Praia e o Vôlei de quadra. Dizem que o esporte praiano surgiu na Califórnia (EUA) no início do século passado, e ao longo do tempo foi se popularizando até virar esporte olímpico em 1996, em Atlanta, também nos EUA7.

Já o Vôlei de quadra surgiu em 1895 nos EUA, como uma alternativa ao basquete. Demoraram poucos anos para virar um esporte mundial e, ao longo das décadas, teve grandes equipes formadas por países como EUA, Cuba, União Soviética, China e, é claro, o Brasil8.

O vôlei com todas as regras pode ser mais complicado de praticar, mas basta uma bola e uma rede para poder brincar com este esporte olímpico em qualquer lugar, até mesmo em uma rua do seu bairro.

Atletismo

A modalidade mais nobre dos jogos olímpicos reúne quase 50 provas entre masculinas e femininas, que vão desde os 100 metros rasos até heptatlo, uma prova complexa que exige perfeição dos atletas em 7 disputas distintas9.

Para praticar nas ruas do seu bairro, a dica é apostar em provas mais simples.Correr é fácil, você pode começar a correr hoje, existem provas que vão dos 100 metros até a maratona. Verifique o preparo físico, mantenha a consulta médica em dia e aproveite o mais simples dos esportes, pois o esporte faz bem a saúde!

Natação

A natação está presente nas Olimpíadas desde da primeira edição, em 1986. Mas muita coisa mudou de lá para cá e diversas modalidades de nado foram implementadas, como o nado borboleta, peito e costas10, além de dicas de natação para iniciantes.

O que não mudou são os benefícios da natação, que não estão restritos às piscinas, tanto que a atividade, durante as Olimpíadas, também ocorre no mar ou lago em provas como o triatlo. Não importa onde você pratica, a natação é uma ótima alternativa para manter a saúde e queimar calorias.

Ciclismo

As provas de bike estão presentes em diversas modalidades nos Jogos Olímpicos. Vai desde o ciclismo no velódromo até o de montanha. Mas o mais simples para a prática amadora é, sem dúvida, o ciclismo de estrada11.

A bicicleta pode até ser diferente, mas o esforço físico de pedalar pelas ruas da sua cidade será recompensado com uma melhora aeróbica e de condicionamento físico.

Basquete

Mais um esporte de quadra, mas que pode ser jogado pelas ruas do Brasil, o basquete surgiu nos EUA e é um dos esportes mais populares do mundo na atualidade. Foi inserido nos Jogos olímpicos em 1904, em St. Louis, e retornou em 1936, desta vez para ficar12.

A principal liga de basquete fica nos EUA, a National Basketball Association (NBA), e desde as Olimpíadas de 1992, em Barcelona, os atletas que participam deste campeonato foram liberados para abrilhantar os jogos olímpicos12.

Uma novidade para 2020 é a inclusão da modalidade Basquete 3x3, que se aproxima muito do basquete jogado nas ruas, que é onde se joga basquete entre os amadores. São três jogadores em cada time, apenas uma cesta, em um jogo que dura 10 minutos ou até uma equipe marcar 21 pontos13.

Skate

As provas de bike estão presentes em diversas modalidades nos Jogos Olímpicos. Vai desde o ciclismo no velódromo até o de montanha. Mas o mais simples para a prática amadora é, sem dúvida, o ciclismo de estrada11.

A bicicleta pode até ser diferente, mas o esforço físico de pedalar pelas ruas da sua cidade será recompensado com uma melhora aeróbica e de condicionamento físico.

Handebol

Entre os esportes olímpicos, o handebol é outro exemplo excelente de jogo coletivo para manter a forma física. O esporte que surgiu como uma versão de campo para o futebol, mas acabou se consolidando na versão de quadra, que chegou à sua primeira Olimpíada em 1972, em Helsinque15.

Assim como futebol e vôlei, é um esporte que pode ser jogado na rua ou em espaços reduzidos sem seguir 100% das regras oficiais, o que torna muito mais acessível. Para quem está na praia, é possível também praticar a versão handebol de areia16.

Levantamento de Peso

Nos jogos Olímpicos, o esporte recebe o nome de halterofilismo e envolve números impressionantes, como o levantamento de centenas de quilos. Esse é um esporte praticado desde as sociedades egípcias e gregas antigas e tem como objetivo a demonstração de força física17.

Nas academias convencionais é possível praticar o levantamento de peso, em escala bem menor do que a dos profissionais. Além da forma clássica, é possível também levantar pesos menores e de maneira individual.

Referências bibliográficas:

  1. Tokyo 2020. A Total of 55 Olympic and Paralympic Sports will be Hotly Contested at the Tokyo 2020 Games. Disponível em:
    https://tokyo2020.org/en/games/sport/ - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  2. International Olympic Committee. Football. Disponível em:
    https://www.olympic.org/football - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  3. Federation International Football Association. USA retain gold in groundbreaking event. Disponível em:
    https://www.fifa.com/womensworldcup/news/usa-retain-gold-groundbreaking-event-3044785 - - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  4. Harvard Medical School. Calories burned in 30 minutes for people of three different weights. Disponível em:
    https://www.health.harvard.edu/diet-and-weight-loss/calories-burned-in-30-minutes-of-leisure-and-routine-activities - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  5. Comitê Olímpico Brasileiro. Surfe. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/surfe/ - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  6. Minha Vida. Entre na onda do surfe e queime 600 calorias. Disponível em:
    https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/746-entre-na-onda-do-surfe-e-queime-600-calorias - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  7. International Olympic Committee. Volleyball. Disponível em:
    https://www.olympic.org/volleyball - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  8. International Olympic Committee. Beach Volleyball. Disponível em:
    https://www.olympic.org/beach-volleyball - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  9. International Olympic Committee. Athletics. Disponível em:
    https://www.olympic.org/athletics - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  10. International Olympic Committee. Swimming. Disponível em:
    https://www.olympic.org/swimming - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  11. International Olympic Committee. Cycling Road. Disponível em:
    https://www.olympic.org/cycling-road - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  12. International Olympic Committee. Basketball. Disponível em:
    https://www.olympic.org/basketball - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  13. Tokyo 2020. Basketball. Disponível em:
    https://tokyo2020.org/en/games/sport/olympic/basketball/ - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  14. Tokyo 2020. Skate Boarding. Disponível em:
    https://tokyo2020.org/en/games/sport/olympic/skateboarding/ - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  15. International Olympic Committee. Handball. Disponível em:
    https://www.olympic.org/handball - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  16. International Olympic Committee. A great sucess on the sand. Disponível em:
    https://www.olympic.org/news/a-great-success-on-the-sand - Acesso em 16 de outubro de 2019.
  17. International Olympic Committee. Weightlifting. Disponível em:
    https://www.olympic.org/weightlifting - Acesso em 16 de outubro de 2019

SABRAGE.MDY.19.12.0393