
Cuidar de plantas em casa pode ser uma atividade relaxante e recompensadora para qualquer pessoa, pois envolve dedicação e recompensa com o crescimento e desenvolvimento de um ser vivo.
Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Ciência e Horticultura, inclusive, demonstrou que plantas em quarto de hospitais proporcionam melhor recuperação para pacientes em situação pós-operatória1. Se esse simples contato já auxilia na recuperação de uma cirurgia, o que será que ocorre quando se cultiva de plantas, colocando a mão na terra?
Um estudo2 holandês foi investigar isso e tirou 30 trabalhadores de suas rotinas estressantes e os colocaram, aleatoriamente, para ficar 30 minutos lendo um livro ou praticando jardinagem ao ar livre. Os dois grupos tiveram relaxamento comprovado, mas o resultado foi muito mais significativo no controle da ansiedade para quem cultivou as plantas, revelando o poder da atividade em combater estresse agudo instantaneamente.
Como o contato com a natureza pode ajudar na sua saúde?
E esses benefícios testados em apenas 30 minutos podem gerar um efeito a longo, já na velhice, conforme comprovou uma pesquisa feita com 2.800 idosos na Austrália. Comparando os dados dos entrevistados, os pesquisadores perceberam que a jardinagem diária diminuiu o risco de demência em 36%, resultado quase tão satisfatório quanto a caminhada diária, que previu risco 38% menor nos homens entrevistados.3
De alguma maneira, as plantas fazem bem para a saúde mental e o grande desafio da geração atual tem sido encontrar tempo e espaço para colocar em prática essa atividade que pode relaxar a mente e melhorar a qualidade de vida. Por isso, separamos 8 plantas resistentes, ideais para principiantes, e que podem ser plantadas em casa. Confira:
Referências bibliográficas:
1. . Seong-Hyun Park and Richard H. Mattson. Effects of Flowering and Foliage Plants in Hospital Rooms on Patients Recovering from Abdominal Surgery.
Disponível em:
https://greenplantsforgreenbuildings.org/wp-content/uploads/2014/09/Effects-of-Flowering-and-Foliage-Plants-in-Hospital-Rooms-on-Patients-Recovering-from-Abdominal-Surgery..pdf - Acesso em 12 de agosto de 2019.
2. Van Den Berg, A. E., & Custers, M. H. G. (2011). Gardening Promotes Neuroendocrine and Affective Restoration from Stress. Journal of Health Psychology, 16(1), 3–11.
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20522508?report=abstract - Acesso em 14 de agosto de 2019.
3. Simons L. A., Simons J., McCallum J., Friedlander Y. Lifestyle factors and risk of dementia: Dubbo study of the elderly. Medical Journal of Australia. 2006;184(2):68–70.
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16411871 - Acesso em Acesso em 14 de agosto de 2019.
Planta-jade https://www.blog-flores.pt/flores-de-interior/planta-jade-crassula-ovata/
Pata de elefante https://minhasplantas.com.br/plantas/pata-de-elefante/imagem/50/
Espada-de-São-Jorge https://www.vivadecora.com.br/revista/espada-de-sao-jorge/
Costela de Adão https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/06/aprenda-cuidar-da-costela-de-adao.html
Aspidistra https://www.coisasdaterra.com/conselhos-de-jardinagem/flores-e-plantas/como-cultivar-aspidistra/
Orquídeas https://www.decorfacil.com/como-cuidar-de-orquideas/
Zamioculcas https://www.vivadecora.com.br/revista/zamioculcas-zamiifolia/
SABRAGE.MDY.19.08.0324