Atualmente, reunir os amigos ou a família tem sido cada vez mais difícil e fazer com que as pessoas estejam conectadas entre si e desconectadas da internet, é um grande desafio.


Já parou para pensar quanto tempo você não faz uma brincadeira ou jogo em grupo, com a intenção de se divertir e reunir os amigos?

Estudos científicos indicam que jogos que devem ser jogados a partir de 2 pessoas, como os jogos de tabuleiro, por exemplo, diminuem o risco de problemas mentais e são excelentes aliados contra a depressão1.
   
E sabe por quê? Bom, esses jogos exigem um pensamento lógico mais apurado e comunicação contínua entre os participantes, o que é ótimo para a diminuição da ansiedade social e ainda desenvolver a cognição.

Ao convidar seus amigos para uma partida de ‘Banco Imobiliário’, por exemplo, você não só vai se divertir, como também irá encontrar uma fonte cativante de controle de estresse e ansiedade, tudo isso dentro de um ambiente que estabelece regras claras1.

Explorando a profunda função social dos jogos analógicos

As brincadeiras e jogos analógicos em grupo vão na contramão dos jogos mais modernos e disponíveis em aplicativos de celular. Os jogos novos, assim como os antigos, também proporcionam a oportunidade de trabalhar o raciocínio lógico, mas falham quando o assunto é interação social1.

Estudos recentes demonstram que o isolamento social está relacionado a um risco maior de doenças cardiovasculares e estresse crônico. E um dos motivos que proporcionam o aumento da solidão é a maneira como passamos a nos relacionar após a popularização da internet, que sim, oferece maior conectividade, mas que também diminui contato entre as pessoas2.

Além disso, os jogos têm um papel importante no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado das crianças, por exemplo. Através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais.

A criatividade popular, ‘pré internet’, nos presenteou com inúmeras e divertidas possibilidades de jogos 100% analógicos, porque não existe maneira melhor para fazer a criatividade aflorar, do que reunir um grupo de pessoas em torno de uma brincadeira.

Separamos 20 ideias de jogos superdivertidos para você arrasar e colocar em prática já na próxima confraternização.

Vamos começar a brincadeira?

1. Como brincar de Mímica

É um jogo de adivinhação onde os jogadores usam gestos e expressões faciais para comunicar uma palavra, frase, filme, personagem, título de livro etc., sem falar. Os outros jogadores devem adivinhar o que está sendo representado.

  • Para jogar reúna, no mínimo, 2 jogadores. Distribua folhas de papel, lápis ou caneta entre os participantes;

  • Eleja um tema e peça aos participantes que escrevam, cada um em sua folha de papel, o nome de um filme, personagens, música, bandas, personalidades etc. Use a criatividade.

  • Depois faça o sorteio, para eleger o jogador que vai iniciar e comece a rodada. O jogador deve fazer gestos/mímica, sem emitir nenhum som, para que os outros jogadores adivinhem o que ele quer dizer.

  • Defina um limite de tempo, geralmente, de 1 a 2 minutos é suficiente para cada rodada.

Falar o que sente pode ser muito simples para um ser humano saudável, mas expressar todo um contexto sem dizer uma só palavra exige muito do cérebro e estimula a criatividade.

2. Como brincar de Quem Sou Eu?

É um jogo de adivinhação em que os jogadores tentam adivinhar o personagem, objeto ou figura que foi escolhido secretamente por outro jogador. São necessárias, pelo menos, 2 pessoas para jogar.

  • Use papel e caneta e escreva o nome de um personagem, que deverá ser entregue ao jogador à sua direita.
  • O jogador deve colocar o papel na testa (sem olhar o que está escrito) e fazer perguntas aos demais jogadores, para obter dicas, até acertar o que está escrito.
  • Defina um limite de tempo para cada rodada.

Aqui, o jogador terá que fazer as perguntas certas para conseguir a resposta exata, sempre trabalhando com a eliminação e capacidade de interpretar os gestos dos participantes.

3. Como brincar de Stop ou Adedanha

É um jogo de palavras popularmente conhecido como ‘Adedanha’, ‘Nome-Lugar-Objeto’ ou ‘Stop’, a depender da região. É um jogo divertido onde os jogadores precisam pensar, pressionados pelo tempo, em palavras que se encaixem em várias categorias, começando com uma letra escolhida aleatoriamente.

Conheça as regras do jogo:
  • Deve ter no mínimo 2 jogadores.
  • Decida quais categorias serão usadas no jogo - Nome, Lugar, Animal, Coisa, Cor, Comida, Profissão, Filme, Fruta, entre outros. Escolha quantas categorias quiser.

  • Usem algum método aleatório para escolher uma letra do alfabeto.

  • Depois de escolher a letra e as categorias, todos os jogadores devem começar a pensar em palavras que se encaixem em cada categoria e comecem com a letra escolhida.

  • Quando o tempo ou o primeiro jogador acabar, falar "Stop", todos os jogadores devem parar de escrever.

  • Por categoria, um jogador de cada vez, leiam em voz alta suas respostas por categoria. As respostas só contam se começarem com a letra escolhida e se não forem repetidas por outro jogador.

  • Normalmente, os jogadores recebem pontos por cada resposta única e válida que deram. As respostas iguais não recebem pontos.

  • Escolher uma nova letra e repita o processo para uma nova rodada.

  • O jogador com mais pontos no final das rodadas é o vencedor.

Lembre-se de que as regras podem variar de acordo com as preferências dos jogadores, e vocês podem ajustar o jogo para torná-lo mais interessante e desafiador.

4. Como brincar de Detetive

Esse jogo fica muito mais interessante quando participam 6 ou mais jogadores. Forme um círculo, onde os jogadores possam ficar um de frente para outro e sorteie papéis escritos com a letra "A", de assassino, "D" de detetive e "V" de vítima.

  • O jogo tem apenas 1 assassino e 1 detetive, os demais são vítimas.

  • A ação do jogo é comandada pelo assassino, que deve piscar para ‘matar’ suas vítimas, com muito cuidado, para não ser pego pelo detetive.

  • Se ‘matar’ todas as vítimas sem ser pego, o assassino sai vencedor.

  • Caso descubra quem é o vilão assassino, o detetive deve dizer: ‘Preso em nome da lei’.

Se você for o assassino do jogo, terá que traçar uma estratégia para não ser pego e, caso seja o detetive, terá que ficar muito atento aos movimentos dos demais jogadores para descobrir quem é o assassino.

5. Como brincar de Jogo do Dicionário

O jogo do dicionário, também conhecido como “Dicionário” ou “Telefone Sem Fio com Palavras”, é um jogo de criatividade muito divertido para grupos de pessoas, idealmente de 4 a 10 jogadores. E tem o objetivo de criar definições fictícias para palavras reais de maneira que pareçam ser possíveis.

  • Cada jogador recebe uma folha de papel e uma caneta ou lápis.

  • Um jogador, que pode ser escolhido aleatoriamente, escolhe uma palavra difícil ou pouco conhecida do dicionário. Essa palavra é mantida em segredo e não é revelada aos outros jogadores.

  • Cada jogador, incluindo o jogador que escolheu a palavra, deve inventar uma definição falsa e possível para a palavra escolhida e escrever em suas folhas de papel.

  • O jogador que escolheu a palavra recolhe todas as definições, as misturas com a definição real da palavra (retirada do dicionário) e as lê em voz alta para o grupo.

  • Cada jogador vota na definição que acredita ser a correta, incluindo o jogador que escolheu a palavra.

O objetivo é fazer com que os outros jogadores escolham a definição falsa que o jogador da rodada criou.

Pontuação:

  • Se um jogador votar na definição real, ele ganha 2 pontos.

  • Se um jogador votar em sua definição falsa, ele ganha 1 ponto.

  • Se um jogador votar na definição falsa de outro jogador, esse jogador ganha 1 ponto para cada voto em sua definição.

  • Depois que todos votarem, a definição real é revelada. Os pontos são contados e registrados.

O jogo do dicionário é uma maneira divertida de testar sua criatividade e habilidades de persuasão, aumentar o vocabulário e exercitar a memória.

6. Como brincar de Baralho

Os jogos de cartas são convidativos, pois é muito fácil achar um baralho por perto. Algumas opções se adequam ao número de jogadores e ao estilo de jogo que precisam. Do mais simples pif-paf, até o complexo pôquer, passando pelo truco, 21 e buraco.

Mais uma vez entra em ação a capacidade de fazer cálculos e de tomar decisões, afinal, qual carta vale a pena descartar ou deixar na mão? Essa sempre será a pergunta crucial.

7. Como brincar de Desenho nas Costas

De todos os jogos divertidos para brincar em uma festa, Desenho nas costas é um dos mais engraçados.

Além disso, trabalha a imaginação e a coordenação motora.

Distribua uma folha de papel para cada participante, o ideal é que sejam dispostos em círculo ou fila, um começa fazendo um desenho qualquer na folha de papel e depois reproduz o mesmo desenho nas costas do participante à sua frente usando o dedo. O participante da frente vai sentir o que está sendo desenhado e tentar reproduzir no seu papel.

Em seguida, repetir o processo de desenhar nas costas da pessoa da frente, com o dedo, o que está desenhado no seu papel. E assim sucessivamente com cada um dos participantes, até chegar ao último da fila.

No final, comparar o desenho que foi feito pela primeira pessoa com o feito pela última pessoa. E colocar todo mundo para comparar quem entendeu o que!

8. Como brincar de Forca

O jogo da forca é um jogo popular de palavras em que um jogador pensa em uma palavra e os outros tentam adivinhar as letras que a compõem. É uma brincadeira educativa que amplia o vocabulário e trabalha a ortografia, além de exercitar o raciocínio e a concentração.

O objetivo é adivinhar a palavra antes que o desenho seja completado. Você só precisa de papel, lápis ou caneta.

Como jogar:
  • Um dos jogadores pensa em uma palavra e desenha no papel um risquinho para cada letra.

  • Os demais jogadores devem adivinhar essa palavra, falando, a cada rodada, uma letra do alfabeto.

  • A cada vez que um dos jogadores errar, o bonequinho na forca vai ganhando um membro (cabeça, corpo, duas pernas, dois braços).

Se o bonequinho for completado, o jogador que pensou na palavra ganha um ponto. Em cada rodada os participantes vão alternando a função de escrever e adivinhar. Ao final, ganha o jogador que acumular mais pontos.

9. Como brincar de Jogo da Velha

O Jogo da Velha ou ‘Tic-Tac-Toe’, é um jogo clássico de estratégia jogado em uma grade 3x3. Dois jogadores, geralmente representados por "X" e "O", alternam-se para marcar espaços vazios na grade. O objetivo é formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal com três de suas marcas antes do outro jogador.

As regras do jogo:
  • Desenhe duas linhas verticais paralelas no papel. Depois, cruze-as com outras duas linhas horizontais, formando 9 quadrados.

  • Jogando alternadamente, cada participante, com seu símbolo (X e O), deve tentar completar uma fileira na vertical, horizontal ou diagonal. Aquele que completar primeiro é o vencedor! Se nenhum ganhar, é VELHA!

É uma brincadeira que parece simples, mas desenvolve o raciocínio, sendo uma ótima maneira de introduzir conceitos de estratégia e concentração.

12. Como brincar de Jogo do Desenho

Se você gosta do jogo da mímica, irá se divertir com esse também. O contexto é o mesmo, mas ao invés do jogador se desdobrar para mostrar com gestos a resposta, isso deverá ser feito em forma de desenho. O jogo fica ainda mais divertido quando os convidados são péssimos desenhistas!

É um jogo que desenvolve a capacidade criativa e de transmitir emoções. Em uma brincadeira simples, podemos ver a maneira como as pessoas enxergam o mundo e como representa objetos do cotidiano.

Fica mais divertido quando é jogado por um grupo com mais de 3 pessoas.

13. Como brincar de Jogo da Pergunta

O grupo coloca em pedaços de papel algumas situações ou lugares, como ‘almoço na casa da sogra’ ou ‘viagem pela Europa’.

  • Os participantes deverão fazer 2 grupos e escolher a ordem de participação de cada um.

  • Após o tema ser sorteado, um participante de cada grupo fica de pé e começa o diálogo com seu concorrente.

  • A única regra é que nesse diálogo só deverá haver perguntas. Os jogadores devem responder a uma pergunta com outra pergunta. Por exemplo:
    • - Olá, tudo bem?
    • -  Tudo bem, e você?
    • -  Sim, você vem sempre aqui?
    • -  Não, nem sei onde estou. Você sabe?
  • O jogador que não conseguir formular uma pergunta ou ficar mais de 5 segundos sem responder sai do jogo e abre espaço para o próximo jogador da sua equipe.
  • O jogo termina quando todos os jogadores de uma equipe forem eliminados.

Essa atividade exercita a criatividade, pois o cérebro humano é programado para reagir a uma pergunta sempre com uma resposta. Responder com outra pergunta é um exercício mental muito grande e mais difícil do que parece!

14. Como brincar de Banco Imobiliário

O ‘Monopoly’, conhecido como ‘Banco Imobiliário’ no Brasil, é um jogo de tabuleiro clássico de negociação e administração imobiliária. O objetivo é acumular dinheiro e propriedades, cobrar aluguéis e fazer com que os outros jogadores fiquem sem dinheiro.

Para jogar é bem simples, é necessário escolher o banqueiro e distribuir as cartas. O primeiro a jogar deve lançar os dados e avançar com o peão pelo tabuleiro. Você precisa de um tabuleiro do Monopoly / Banco Imobiliário e seguir as regras descritas, que vêm com o jogo.

Ao parar em uma casa, o jogador deve fazer o que está descrito nela, tendo opções como comprar um imóvel, tirar a sorte, pagar aluguel etc.

15. Como brincar de Duelo de Olhares

Outro clássico das brincadeiras é o ‘Duelo de Olhares’, não é um jogo comum e pode se referir a uma atividade ou desafio específico que envolve interação visual ou expressões faciais.

A execução é simples, basta ficar cara a cara e segurar o riso. Quem piscar primeiro perde e dá lugar ao próximo jogador. Essa brincadeira pode proporcionar grandes momentos em grupos de amigos.

16. Como brincar de Telefone sem Fio

É um jogo adequado também para as crianças. Consiste em uma primeira pessoa dizer uma frase no ouvido para outra, e essa outra repeti-la no ouvido da próxima e assim por diante até passar por todos os participantes da brincadeira. Para ficar mais divertido, o ideal é brincar com mais 5 pessoas.

A última pessoa deve repetir a frase que ouviu, em voz alta. Geralmente, a essa altura não se parece em nada com a frase inicial.

17. Como brincar de Morto-Vivo

Brincar de ‘Morto-vivo’ é excelente para ajudar no desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de concentração.

Regras do jogo:
  • Enfileirar os participantes.

  • Depois, escolha um dos jogadores para dar os comandos.

  • Quando ele disser ‘Vivo’ todos devem ficar de pé; e

  • Quando disser ‘Morto’ todos devem agachar.

O jogador pode alternar as palavras e dar o ritmo que entender. Quem errar o comando ficará de fora da brincadeira até a próxima rodada.

18. Como brincar de Usos Inesperados

Este jogo ajudar a trabalhar a criatividade, pois consiste em reunir uma série de objetos e depois distribuir aleatoriamente entre os participantes. Com o objeto atribuído, a pessoa deve dar um certo número de usos para o objeto (definam esse número previamente). Para ficar mais divertido, reúna pelo menos 4 amigos.

Então, espere um número enorme de respostas bizarras e engraçadas. É excelente para desenvolver a imaginação ao atribuir Usos Inesperados aos objetos. É muito divertido!

19. Como brincar de Pedra, Papel, Tesoura

Embora pareça um jogo muito banal, essa brincadeira pode ser muito competitivo e requer sorte, observação e concentração dos participantes.

No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo elegido.

  • A mão fechada significa Pedra.

  • A mão aberta significa Papel.

  • A mão com os dedos indicador e médio estendidos (formando um ‘V’) significa Tesoura.

Para começar, os participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, colocam uma das mãos para trás e a mostram, todos de uma vez, representando um dos três símbolos elegidos.

Os participantes comparam os símbolos feitos com as mãos para decidir quem ganha a partida, da seguinte maneira:

  • Pedra ganha da Tesoura (a amassa e quebra)

  • Tesoura ganha do Papel (o corta)

  • Papel ganha da Pedra (a embrulha)

Se coincidir de os jogadores mostrarem o mesmo símbolo, há um empate, então, jogam outra vez até desempatar.

20. Como brincar de As 20 Perguntas

Semelhante à ‘Quem eu sou’, nessa brincadeira os participantes devem atribuir um personagem – humano, animal, conhecido ou não. As regras podem ser ajustadas de acordo com a sua conveniência.

Um participante deve adivinhar do que se trata. Para isso ele fará perguntas que os demais participantes responderão com sim ou não, até um máximo de 20 perguntas. O jogador deve ir analisando as respostas para fazer a pergunta seguinte e chegar ao limite de 20 perguntas e acertar do que se trata.

Além das brincadeiras citadas, existem outras memoráveis da nossa infância, como Queimada, Uno, Esconde-Esconde e a velha e boa Dama. Em breve traremos mais dicas sobre outros jogos e brincadeiras para você se divertir com seus amigos.

E para concluir a brincadeira

Enfatizamos que a descoberta de brincadeiras em grupo, com jogos analógicos, oferece uma experiência de diversão autêntica e memorável. Ao nos desconectarmos da tecnologia e nos envolvermos em atividades que permitem interações sociais, criamos oportunidades para conexões mais genuínas com nossos amigos.

Estes momentos de risos, desafios e colaboração não apenas fortalecem os laços, mas também proporcionam um alívio bem-vindo do mundo digital.

E para a brincadeira ficar mais divertida, sempre que você reunir um grupo para jogar, lembre-se de que a escolha do jogo depende dos interesses e do tamanho do grupo. Alguns jogos funcionam melhor com grupos menores, enquanto outros são mais adequados a grupos maiores. Além disso, leve em consideração o nível de complexidade e a duração do jogo e em quais as crianças e os demais interessados em participar possam ser incluídos sem dificuldades. Divirtam-se juntos!

 

Este conteúdo foi interessante para você?

Referências

  1. Nakao M. Special series on "effects of board games on health education and promotion" board games as a promising tool for health promotion: a review of recent literature. Biopsychosoc Med. 2019;13:5. [Acesso em 14 de agosto de 2019].
  2. Xia N, Li H. Loneliness, Social Isolation, and Cardiovascular Health. Antioxid Redox Signal. 2018;28(9):837–851. [Acesso em 14 de agosto de 2019].
  3. 10 brincadeiras em família – Tempojunto. [acesso em 23/08/2023].
  4. Brincando junto: 25 brincadeiras para fazer em família – Lunetas. [acesso em 23/08/2023].
  5. Melhores Brincadeiras em Grupo – Dicionário Popular. [acesso em 23/08/2023].
  6. 23 jogos divertidos para brincar com os amigos – A Mente é Maravilhosa. [acesso em 23/08/2023].
  7. Imagens: Freepik

 

MAT-BR-2306075