Os Jogos Olímpicos são contagiantes, uma oportunidade única para nos envolvermos com o espírito olímpico de superação, determinação e excelência. Não é apenas uma celebração do esporte de elite, mas também uma inspiração para que cada um de nós possa abraçar um estilo de vida mais ativo e saudável.

Atletas dos cinco continentes, se preparam para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, que acontecerão de 24 de julho a 11 de agosto. E para você, ainda há tempo suficiente para começar a praticar um dos 32 esportes e 48 modalidades que compõem os Jogos. Assim, você poderá estar na vibe de saúde e esportividade quando as Olimpíadas começarem.

Seja você uma pessoa que já pratica alguma atividade física ou alguém que está apenas começando, este é o momento de entrar na atmosfera olímpica e incorporar o movimento à sua rotina. Vamos nos unir para celebrar não apenas os atletas de excelência, mas também o nosso próprio esforço e resiliência em trazer o esporte para nossas vidas, visando os benefícios da saúde física e mental. Porque a nossa saúde vale ouro!

A história dos Jogos Olímpicos começou na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C., na cidade de Olímpia, como uma festividade religiosa em honra a Zeus, o deus grego dos deuses. Os jogos eram realizados a cada quatro anos e incluíam competições atléticas, corridas, lutas, pentatlo e outras atividades.

Atualmente, é o maior evento esportivo do mundo, onde países dos cinco continentes se reúnem para competir em diversas modalidades; os Jogos acontecem a cada quatro anos, com divisão entre as edições de verão e de inverno. Os atletas com diferentes graus de deficiência competem nas Paralimpíadas, um evento esportivo de elite, realizado na sequência ao final dos Jogos Olímpicos.

Nadar, correr, pedalar, saltar, jogar, dançar etc. - os Jogos Olímpicos é a competição com a maior variedade de esportes em alto nível do planeta e, apesar dos números impressionantes alcançados pelos atletas, muitos deles podem ser praticados por qualquer pessoa, seja na academia, na rua, na quadra do bairro e nos campos de várzea.

O esporte é um grande aliado na manutenção da saúde e do bem-estar. Confira a seguir quais são os esportes olímpicos mais acessíveis para você praticar

1. Futebol

Vamos começar pelo esporte mais popular do Brasil, o Futebol, que participa dos Jogos Olímpicos desde a 2ª Olimpíada, que também foi realizada em Paris, no ano de 1900. Ficou de fora apenas em 1932, em Los Angeles.

O futebol ajuda no aumento da capacidade cardiorrespiratória e potência aeróbica. É uma atividade física das mais completas e atua fortalecendo a musculatura, especificamente da coluna e das pernas.

A prática regular desse esporte ajuda na melhora do equilíbrio, da força, coordenação e agilidade. Pode ser praticado por crianças e adultos de qualquer gênero. Além de ser um esporte barato, você só precisa de uma bola e talvez uma chuteira.

No Brasil, o futebol é praticado em quadras, campos, ruas, parques, quintais e culturalmente em campos de várzea, onde os amigos se reúnem para uma ‘pelada’.

2. Surfe

Aloha! Se você mora ou frequenta o litoral, esse é um esporte bem legal para começar a praticar. Mais do que um corpo em forma, a prática do esporte tem benefícios visíveis para a saúde física e mental, pois tonifica os músculos do corpo, fortalece principalmente peito, braços, costas, glúteos e panturrilha, melhora a flexibilidade e diminui o estresse e ansiedade, entre outros muitos benefícios para a saúde.

Para não cair da prancha, além de treinar o equilíbrio, a consciência corporal e a coordenação motora, o surfista precisa utilizar todos os seus músculos de uma única vez, o que favorece o aumento da resistência e deixa o exercício ainda mais completo, com uma queima de 600 calorias/h.

Uma pesquisa do
Ibope Repucom de 2022, traz dados que mostram que o esporte conquistou mais de 31 milhões de novos fãs no país em 8 anos, alcançando a marca de 45 milhões em 2021. Será o surfe a mais nova paixão dos brasileiros? Se for a sua também, saiba um pouco mais sobre as origens desse esporte.

A origem do surfe é bastante incerta, há relatos que indicam que o esporte surgiu com os polinésios, no Pacífico, outra corrente afirma que surgiu na América do Sul, no Peru, onde os pescadores usavam uma espécie de canoa, feita de junco e chamadas Cabalitto de Totora, que facilitava o retorno à terra firme, usando as ondas. Ambas com origem calculada entre 2 a 3 mil anos de existência. Mas, o Havaí tem o primeiro registro oficial do esporte.

O Brasil, Estados Unidos e Austrália, são as três grandes potências mundiais do surfe. A geração de Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, apelidada de "Brazilian Storm" (Tempestade brasileira), tem resultados importantes para o surf nacional e são ídolos incentivadores da prática do esporte no país.

No Brasil, a primeira prancha foi construída no final da década de 1930, em Santos, com os pioneiros se baseando na imagem de um exemplar da revista Popular Mechanics, para criar um modelo de madeira semelhante a tábua havaiana, pesando cerca de 80kg.

3. Vôlei

Este esporte tem duas modalidades nos Jogos Olímpicos: o Vôlei de Praia e o Vôlei de quadra. A versão de praia surgiu na Califórnia (EUA) no início do século passado, e ao longo do tempo foi se popularizando até virar esporte olímpico em 1996, em Atlanta, também nos EUA.

Já o vôlei de quadra surgiu em 1895, também nos EUA, como uma alternativa ao basquete. Demorou poucos anos para virar um esporte mundial e, ao longo das décadas, teve grandes equipes formadas por países como EUA, Cuba, ex-União Soviética, China e Brasil.

É um excelente esporte para a construção de um corpo mais saudável e em forma, pois ajuda a fortalecer os braços, ombros e a parte superior do tronco, bem como os músculos das pernas, proporcionando força física.

É também uma ótima maneira de desenvolver habilidades interpessoais, por ser um esporte coletivo, além de controlar os níveis de stress. Basta uma bola, uma rede e conhecer as regras para poder praticar esse esporte olímpico, até mesmo na rua.

4. Atletismo

O atletismo é a modalidade esportiva mais antiga do mundo, com registros que datam do ano 776 a.C. (contemporâneo dos primeiros Jogos Olímpicos na Grécia), mas há vestígios de que a competição já era realizada entre egípcios e outras civilizações da Ásia.

É também a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos e reúne quase 50 provas, masculinas e femininas, que vão desde os 100 metros rasos até o heptatlo, uma prova complexa que exige perfeição dos atletas em 7 disputas distintas.

O atletismo traz uma série de benefícios à saúde, pois é possível exercitar quase todos os músculos do corpo. As atividades combinadas favorecem a redução da gordura corporal, melhoria da qualidade do sono, diminui os níveis de colesterol, fortalece a musculatura, além de ajudar a
combater a depressão, obesidade e diabetes.

5. Natação

Os gregos da antiguidade consideravam a natação como fundamental para a formação física de jovens e soldados, contudo, o esporte não figurou nas competições dos Jogos Olímpicos da antiguidade.

A natação participou dos primeiros Jogos da Era Moderna em Atenas no ano de 1896, com três provas: 100m, 500m e 1.200 livres, com disputas realizadas no mar.

Praticar natação é uma forma excelente de exercitar todo o corpo, fortalecer o sistema cardiovascular e ainda é relaxante. Uma hora de natação queima quase a mesma quantidade de calorias que uma corrida, porém sem o impacto nos ossos e nas articulações.

A natação ajuda a fortalecer os músculos e a queimar calorias, aumenta a flexibilidade; melhora a circulação sanguínea, ajuda a combater o estresse e melhora a qualidade do sono. É excelente auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como a asma, ajuda a controlar as dores, em casos de doenças crônicas, como a fibromialgia e ainda melhora o humor e a memória. Todos esses benefícios podem ser aproveitados por pessoas de todas as idades.

6.Ciclismo

O ciclismo, modalidade de pista, está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896, com exceção dos Jogos de Estocolmo, em 1912. O ciclismo tem 4 modalidades olímpicas: Ciclismo de pista, de estrada, MTB (Mountain bike), BMX (Bike motocross), cada uma com suas regras próprias.

Os entusiastas do ciclismo podem desfrutar de uma série de benefícios comprovados para o corpo e para a mente. Aumento da força muscular, resistência,
melhora do humor, aprimoramento da respiração, aumento da qualidade de vida e bem-estar mental são apenas alguns dos diversos benefícios que o ciclismo proporciona à saúde.

Para praticar esse esporte, você só precisa de disposição e uma ‘magrela’ (bicicleta).

7. Basquete

O basquete é um esporte de equipe jogado em uma quadra, foi inventado em 1891 pelo canadense James W. Naismith, que formulou 13 regras, a maioria das quais ainda se aplica hoje. A modalidade participou das Olimpiadas de 1904, em St Louis, como um esporte de demonstração, antes de ser formalmente introduzido nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. O basquete feminino foi posteriormente incluído ao programa nos Jogos de 1976, em Montreal.

Uma novidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi a inclusão da modalidade Basquete 3x3, que se aproxima muito do basquete jogado nas ruas, por amadores. São três jogadores em cada time, apenas uma cesta, em um jogo que dura 10 minutos ou até um dos times marcar 21 pontos.

O basquete é um esporte que trabalha vários músculos e partes do corpo humano, incluindo pernas, braços e ombros. Além desses benefícios para o corpo, as mudanças de direção súbitas, que contribuem não só para o fortalecimento muscular, mas também para uma melhoria notável na coordenação motora.

Como toda modalidade de esporte, o basquete promove saúde, bem-estar e ajuda bastante no tratamento de doenças do corpo e da mente, porque garantem maior qualidade de vida aos praticantes.

8. Skate

O skate é uma atividade recreativa e esportiva e pela segunda vez na história fará parte do programa Olímpico, nos Jogos de Paris 2024. Esse esporte urbano estreou em Tóquio 2020, onde os atletas japoneses conquistaram cinco medalhas, incluindo três de ouro, enquanto os brasileiros levaram três pratas.

No Brasil, a popularidade só aumentou ao longo do tempo, influenciada pelos excelentes resultados de nomes como o do veterano Bob Burnquist e da nova geração como Pedro Barros e do fenômeno Rayssa Leal.

O esporte radical criado no início da década de 1960, é também um estilo de vida, com influência na moda, música e arte, além de fazer bem para o corpo e para a mente. Dentre os benefícios, citamos:

  • Melhora da coordenação motora e equilíbrio
  • Ganho de condicionamento físico e aeróbico;
  • Flexibilidade;
  • Queima de calorias;
  • Aumento de força;
  • Melhora do sistema cardiovascular;
  • Aumento da concentração;
  • Alívio de estresse, ansiedade e depressão;
  • Promoção da socialização.

9. Handebol

O handebol é um esporte que faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Berlim, em 1936, como exibição especial. E somente a partir dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, é que o handebol foi oficialmente incluído no programa olímpico como uma modalidade competitiva.

É um esporte jogado entre duas equipes, onde a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos até o gol.

O handebol traz vantagens e benefícios para a saúde mental e física das pessoas que o praticam. Durante a partida os jogadores andam, correm, saltam, driblam e arremessam, o que garante aos praticantes um bom condicionamento físico, coordenação motora, além do trabalho em equipe e o fato de ter que tomar decisões rápidas, o que também favorece a cognição.

E assim como futebol e vôlei, é um esporte que pode ser jogado na rua ou em espaços reduzidos, o que o torna muito mais acessível.

10. Levantamento de Peso ou Halterofilismo

O Halterofilismo é um esporte de força, que consiste no Levantamento de Pesos. As origens remontam ao ano 5000 a. C. quando os membros do exército chinês, da dinastia Zhou, tinham que mostrar aptidões em provas de levantamento de pesos para serem selecionados.

Na Grécia Antiga, era usual a prática do levantamento de pedras de grande envergadura. O levantamento de peso figurava entre as mais importantes e completas ferramentas para o treinamento de atletas que praticavam outras modalidades, como o atletismo e natação.

Como prática desportiva, o halterofilismo tornou-se bastante popular na Europa, no início do século 19, principalmente na Alemanha e na França, espalhando-se depois por países da Escandinávia, Oriente Médio e Japão.

O esporte está no programa dos Jogos Olímpicos desde a inauguração das competições da Era Moderna, em Atenas 1896, com exceção de Paris 1900, Londres 1908 e Estocolmo 1912.

Como benefícios para a saúde, o halterofilismo ajuda a aumentar a força e a resistência muscular, tonifica os músculos e define o corpo, melhora a postura e a estabilidade corporal, fortalece os ossos e previne doenças como a osteoporose, melhora a saúde cardiovascular, ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade e promove o desenvolvimento da disciplina e da determinação.

Porque a prática de esportes e/ou atividades físicas é tão importante para a manutenção da saúde física e mental

A prática regular de esportes e atividades físicas é essencial para promover uma vida saudável, física e mentalmente. Atividades físicas oferecem uma série de benefícios que contribuem para o bem-estar geral e a qualidade de vida. Como os seguintes:

  • Benefícios físicos - além de fortalecer os músculos, melhorar a resistência, a flexibilidade e a coordenação, promove a saúde cardiovascular, aumentando a capacidade do coração e dos pulmões;
  • Controle do peso - contribui para a manutenção de um índice de massa corporal (IMC) saudável e reduz o risco de obesidade;
  • Manutenção da saúde cardíaca - fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial;
  • Prevenção de doenças crônicas – tais como diabetes tipo 2, certos tipos de câncer e osteoporose;
  • Equilíbrio hormonal - de insulina e cortisol, o que contribui para um equilíbrio metabólico;
  • Saúde mental - liberação de endorfinas, neurotransmissores que melhoram o humor e reduzem o estresse e sintomas de ansiedade e depressão;
  • Melhora da qualidade do sono – ajuda a promover um sono mais profundo e reparador;
  • Estímulo cognitivo – ajuda a melhorar a função cognitiva, a memória e a capacidade de aprendizado;
  • Aumento da autoestima e confiança - ajuda as pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas;
  • Interação social - pode levar você a fazer amizades e senso de comunidade.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), dados de 2021, as Américas têm a maior taxa de obesidade do mundo. “Ao todo, 62,5% dos adultos e 33,6% das crianças e adolescentes na região estão com sobrepeso ou obesidade”.

A OPAS recomenda, para adultos, de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada a forte por semana e uma média de 1 hora/dia para crianças e adolescentes.

Adotar uma rotina de atividade física é essencial, de acordo com a OPAS, pois ajuda na prevenção e controle de condições como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Além disso, auxilia na redução dos
sintomas de depressão e ansiedade, no retardo do declínio cognitivo, melhora a memória e preserva a saúde cerebral. Acredita-se que até 5 milhões de mortes anuais ao redor do mundo poderiam ser evitadas com uma população mais ativa.

Dados do IBGE de 2019, para Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), apontam que no Brasil, 47,5% das mulheres são pouco ativas. Já entre os homens, a taxa é de 32,1%. Mais da metade (59,7%) das pessoas de 60 anos ou mais, são consideradas insuficientemente ativas, e o grupo de idade menos sedentário foi o de 18 a 24 anos de idade (32,8%), seguido do grupo de 25 a 39 anos (32,9%).

Então, qual desses esportes olímpicos você vai começar a praticar?

Referências bibliográficas:

  1. Skate: benefícios, tipos de shape, dicas para iniciantes e equipamentos de segurança. GE – Globo. [acessado em 12 de Set. 2023].
  2. Rumo a Paris 2024: conheça o sistema de classificação do skate. Olympics. [Acessado em 12 de Set. 2023].IBGE: 40,3% dos adultos são considerados sedentários no país. Agência Brasil – Saúde [acessado em 12 de Set. 2023]
  3. Ministério da Saúde do Brasil lança Guia de Atividade Física para a População Brasileira, com apoio da OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). [acessado em 12 de Set. 2023].
  4. Ciclismo olímpico: história, modalidades e grandes nomes do Brasil. Bike Runners Blog. [acessado em 12 de Set. 2023].
  5. Saiba mais sobre o atletismo e seus benefícios a saúde. Hospital de Cruzília. [acessado em 12 de Set. 2023].
  6. Surfe: Os benefícios do esporte, para além do que os olhos podem ver. JHSF Real Estate. [acessado em 12 de Set. 2023].
  7. Surfe ultrapassa os 45 milhões de fãs no Brasil, maior volume da última década. Ibope|Repucom. [acessado em 12 de Set. 2023].
  8. Surfe. Comitê Olímpico do Brasil (COB). [Acessado em 12 de Set. 2023].
  9. Natação. Comitê Olímpico do Brasil (COB). [acessado em 12 de Set. 2023].
  10. Levantamento de pesos. Comitê Olímpico do Brasil (COB). [acessado em 12 de Set. 2023].
  11. Surfe tonifica os músculos e alivia o estresse. Minha Vida fitness. [acessado em 12 de Set. 2023].
  12. As vantagens do Vôlei. Terra. [acessado em 12 de Set. 2023].
  13. Imagens: Freepik

 

MAT-BR-2306084