O câncer de mama, quando provoca a retirada de uma mama, deixa marcas que podem afetar a autoestima e a saúde emocional da mulher.¹ Mas para ressignificar as cicatrizes, ou simplesmente recuperar a confiança em relação ao próprio corpo, certas mulheres optam por recorrer às tatuagens.
A tatuagem nas mamas é diferente da micropigmentação paramédica, procedimento feito para recuperar a aparência dos mamilos e aréolas após a mastectomia. Ele é realizado por tecnólogos em estética, fisioterapeutas e médicos especializados.1
Já as tatuagens são feitas pelos artistas tatuadores, que desenvolvem um desenho de acordo com o gosto da mulher para resignificar as cicatrizes. A arte não precisa cobrir as mamas inteiramente e, às vezes, sequer as cicatrizes. Ela está mais relacionada à história daquela mulher e às sensações que deseja expressar, como superação, beleza ou renascimento.
Há tatuadores habituados a atender mulheres que tiveram câncer de mama. Um deles é o artista David Allen, baseado em Chicago, nos Estados Unidos. Abaixo, desenhou flores sobre as duas mamas de uma cliente que fez a reconstrução após uma mastectomia:
Neste outro caso, sua cliente optou por não fazer a reconstrução mamária após perder a mama direita para o câncer. Onde havia o seio, hoje existem flores:
Allen conta4 que relutou bastante quando a primeira cliente pediu que ele a tatuasse em torno das cicatrizes. Mas a insistência foi tanta que acabou cedendo e, mais tarde, aperfeiçoando-se nesse tipo de atendimento. Hoje, há fila de espera para tatuar as mamas com o profissional e 95% de suas clientes vêm de outros cantos do mundo.
Outro projeto, desta vez conduzido por mulheres, também está comprometido em ressignificar as cicatrizes de quem perdeu a mama. Chamado P.Ink, seu site oficial5 diz que “o câncer de mama não precisa deixar a última marca”. O projeto conecta tatuadoras e ex-pacientes que buscam novas formas de lidar com a mastectomia. Veja, abaixo, um dos trabalhos realizados:
Tatuagem é questão de gosto e, quando o assunto é ressignificar a perda de uma mama, não é diferente. Tatuar ou não após a mastectomia é uma escolha sua. Mas independente disso, é preciso ficar atenta aos riscos.
Como toda tatuagem, o procedimento tem seus riscos. O Ministério da Saúde² afirma que todo tatuador deve seguir uma série de recomendações de higiene para que esteja apto a trabalhar, comoa compra de tinta aprovada pela Anvisa e uso de luvas, agulhas e lâminas descartáveis. Alergias, irritações na pele e até hepatite podem ser contraídas caso o procedimento não seja realizado de forma segura.
Portanto, antes de tatuar, entenda se o estúdio segue as normas estabelecidas. Além disso, a tatuagem após a mastectomia só deve ser feita quando as cicatrizes e pontos da cirurgia estiverem completamente curados e se houver a liberação pelo médico responsável pelo procedimento cirúrgico e pelo oncologista.. Portanto, será preciso ter um pouco de paciência.Eles poderão pedir que você termine qualquer outro tratamento de saúde antes de tatuar.3
Não se esqueça de que a tatuagem é uma marca permanente na sua pele e o processo pode ser fisicamente doloroso. Para se sentir mais segura e à vontade, prefira um tatuador que te passe confiança e respeite as suas preferências. Bateu a dúvida? Procure outro profissional até encontrar aquele que fará exatamente o que você deseja.
Referências bibliográficas
1.Machado, D. Da Silva, MC. Batista, RP. Micropigmentação paramédica para reconstrução de aréola após mastectomia. 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2017 Nov. Disponível em: <http://conic-semesp.org.br/anais/files/2017/trabalho-1000024566.pdf>
2.Ministério da Saúde [homepage na internet]. Atenção redobrada para regras em estúdios de tatuagem [acesso em 12 set 2018]. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50133-atencao-para-regras-em-estudios-de-tatuagem.html%3E>
3.Breast Cancer Care [homepage na internet].-Artistics tattoos after breast cancer surgery [acesso em 12 set 2018]. Disponível em: <https://www.breastcancercare.org.uk/information-support/facing-breast-cancer/living-beyond-breast-cancer/your-body/your-body-after-breast-cancer-treatment/artistic-tattoos-after-breast-cancer-surgery>
4.Lowry F. Tattoos Help Breast Cancer Patients Heal After Mastectomy. Medscap. 21 fev 2017. Disponível em: <https://www.medscape.com/viewarticle/876017>.
5.P.Ink [homepage na internet]. Breast cancer doesn’t have to leave the last mark [acesso em 12 set 2018] Disponível em: <http://p-ink.org/>.