Confira as maneiras mais divertidas
de se queimar calorias

Veja as maneiras mais divertidas de se queimar calorias

A vida pode ser mais leve quando usamos momentos de lazer para praticar atividades físicas e relaxar; confira algumas dicas

Algumas pessoas adoram a rotina de exercícios físicos em ambientes confinados, como as academias. Outras, no entanto, preferem a liberdade e maior interação com outras pessoas. As duas fórmulas funcionam e podem ser importantes aliadas na hora de buscar um equilíbrio do corpo e da mente.

Hoje, vamos falar de formas mais lúdicas de se queimar calorias. Algumas não serão tão intensas como uma sequência de agachamentos ou 30 minutos em uma esteira, mas, se praticadas da maneira correta, podem ajudar a ter uma boa qualidade de vida. Confira:

Torcendo pelo seu time

Pode parecer bobagem, mas ir a um estádio lhe garante alguns exercícios aliados ao prazer de acompanhar seu esporte preferido.

O primeiro passo é trocar o carro pelo transporte público, pois algumas arenas mais modernas já possibilitam que o torcedor estacione o carro dentro do estádio e ande1 muito pouco para chegar às arquibancadas. Mas isso ainda é minoria.

De maneira geral, o torcedor faz um caminho que já é tradição na maioria dos estádios de futebol do Brasil, desembarcando de estações de trem ou pontos de ônibus que levam até o entorno do campo. Neste trajeto, é possível ter uma interação maior com outros torcedores e até fazer amizades, afinal, todos ali são apaixonados pelo clube.

Chegando lá, quando a bola rolar, há duas opções: sentar e ficar imóvel como se estivesse no sofá de casa ou, como se espera de um torcedor apaixonado, pular e vibrar a cada lance de emoção.

Fotografando a sua cidade

Se ao invés do futebol você preferir outro hobby, como a fotografia, um simples final de semana pode virar um excelente exercício físico ao ar livre. Com câmera ou celular nas mãos, saia batendo perna1 enquanto observa os detalhes da sua vizinhança ou da sua cidade.

Muitas vezes, com a pressa do dia a dia, passamos por paisagens belíssimas e nem nos damos conta. Mas, quando colocamos o olhar de fotógrafo como perspectiva, tudo ganha outra cor e outro significado.

Calce um tênis confortável, e saia por aí aprimorando seus dons fotográficos. Esse tipo de atividade pode ser feito sozinha ou em grupo.

Festivais de música

Ver o seu artista preferido ao vivo pode ser uma experiência catártica e tudo fica ainda mais intenso quando as apresentações ocorrem em grandes palcos como estádios ou festivais.

Assim como nos jogos de futebol, para chegar aos festivais são necessárias longas caminhadas1, mas que são feitas por um objetivo muito satisfatório. Dependendo do local do show, você pode percorrer grandes distâncias1 para acompanhar outras atrações ou atividades.

Ao final do dia, o corpo vai provavelmente vai sentir o tanto de calorias que foram queimadas2, mas, em sua cama, pode ter certeza que terá o sono dos justos após um dia incrível de cultura e lazer.

Continue a nadar

Em um país tropical como o Brasil poucas coisas podem ser tão prazerosas do que uma piscina em um dia de calor.

O nado é uma atividade física3 que pode ser relaxante e divertida. Seja na piscina do condomínio ou em parques aquáticos, não fique parado e continue a nadar.

Caminhando pela praia

Se o seu lance no verão é fugir para o litoral, aproveite o pôr-do-sol e caminhe1 pela faixa litorânea. Aprecie a beleza natural e, sem perceber, terá caminhado quilômetros sentido a brisa do mar no rosto.

Saindo para dançar

Essa atividade pode parecer demasiadamente adolescente, mas a diversão não tem idade. Não precisa ir para a boate do momento para ter uma noite divertida com música, basta ter ousadia e levantar para dançar3, mesmo que seja em um barzinho com os amigos.

Seja rock, eletrônica, forró ou arrocha, não deixe de se mexer e curta esses pequenos momentos de felicidade que a vida proporciona.

Passeando com seu cachorro

Quem mora em apartamento sabe que ter cachorro requer uma disciplina a mais, afinal, o animal precisa esticar as pernas1 e fazer suas necessidades. Mas essa atividade não precisa ser, necessariamente, uma obrigação burocrática.

Mesmo para quem mora em casa, sair para passear com o animal de estimação pode ser uma atividade terapêutica e proporcionar a queima de calorias.

Nesta saída, você aproveita para ver a vizinhança, conversar com os amigos e desfrutar um pouco o próprio bairro que, por causa do trabalho, acaba sendo o local onde se menos passa tempo acordado no seu dia a dia.

Conhecendo pontos turísticos da sua cidade

"Casa de ferreiro, espeto de pau" é um ditado que quer dizer que uma pessoa hábil em determinada coisa não usa essa habilidade a seu favor. É muito comum também quando o assunto é diversão, onde adoramos viajar para conhecer cidades novas, mas renegamos o turismo no nosso próprio lar.

Paulistanos que não conhecem o Parque do Ibirapuera, cariocas que nunca foram ao Cristo Redentor e soteropolitanos que nunca entraram no Elevador Lacerda são exemplos mais comuns do que se possa imaginar.

E você, conhece todos os pontos turísticos e históricos da sua cidade? Aproveite o tempo livre e saia caminhando por eles, fazendo um turismo local e bem saudável. Tudo fica ainda melhor se montar grupos de amigos para fazer esses trajetos, afinal, compartilhar histórias é sempre mais interessante.

Gostou das dicas? Você pode adaptar algumas delas ou criar outras oportunidades de queimar calorias fazendo atividades divertidas, mas, para que o resultado seja ainda mais satisfatório, não deixe de aliar com uma alimentação mais leve1 e tente diminuir vícios nocivos à saúde, como álcool e o tabagismo.

Referências bibliográficas:

1. MEDICAL NEWS TODAY. How many calories do you burn by walking?.
Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/325323.php - Acesso em: 6 de ago. 2019

2. JOHNS HOPKINS MEDICINE. 'Good Pain' Versus 'Bad Pain' for Athletes.
Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/orthopaedic-surgery/about-us/ask-the-experts/pain.html - Acesso em 6 de ago. 2019

3. HARVARD MEDICAL SCHOOL. Calories burned in 30 minutes for people of three different weights.
Disponível em: https://www.health.harvard.edu/diet-and-weight-loss/calories-burned-in-30-minutes-of-leisure-and-routine-activities - Acesso em: 6 de ago de 2019.

SABRAGE.MDY.19.08.0317