Você sabia que existe uma música capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade em 65%, tendo o efeito semelhante ao de um tranquilizante? O nome dela é Weightlesse, do grupo Marconi Union, que foi composta com a ajuda de neurologistas e terapeutas exclusivamente para ser uma música para relaxar1.

A canção possui um ritmo contínuo em 60 batidas por minuto (BPM), o que reduz a frequência cardíaca ao nível das ondas do cérebro. A música é tão eficaz no alívio de tensão, que não é recomendada para ser ouvida enquanto está dirigindo1.

Essa parceria entre a neurociência e a arte não vem de hoje, tanto que a musicoterapia é uma das ofertas presentes na Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS). Profissionais capacitados utilizam as melodias e instrumentos musicais para auxiliar no tratamento de doenças e diminuição do estresse2.

Um estudo recente feito pela Mindlab, uma organização britânica focada em estudos da comunicação, montou uma playlist sob medida para quem quer ficar mais tranquilo. Além da Weightlesse, a lista com dez músicas conta com uma variedade de sons instrumentais e um sucesso pop mundial: Someone Like You, da britânica Adele3.

Como escolher uma música para relaxar?

Um artigo publicado pela Universidade de Nevada defende que um ritmo mais lento pode relaxar a mente e os músculos, fazendo você se sentir aliviado enquanto libera o estresse do dia. Os sons mais instrumentais com tambores e flautas, além de músicas celtas mostraram-se especialmente mais relaxantes.

Outros sons que costumam agradar o cérebro são os da natureza, especialmente quando misturados com música leve, como jazz e clássica4.

Apesar de a música ter um efeito similar no cérebro das pessoas, nem todas as músicas pacíficas funcionam para todos. Música sem estrutura pode ser irritante ou até perturbadora. Música suave com uma melodia familiar com mais frequência é reconfortante. Mas procure ao redor para descobrir o que produz uma sensação de calma, familiaridade e centralidade para você como indivíduo5.

Separamos algumas playlists de acordo com situações específicas. Afinal, relaxar demais pode não ser muito produtivo no trabalho ou em situações que exijam o mínimo de atenção. Felizmente, os aplicativos Deezer e Spotify possuem uma lista ideal para cada momento do seu dia e separamos as melhores aqui. Confira:

Sinta-se dentro de um spa com essa playlist. São músicas ideais para que você possa se desconectar completamente dos problemas do cotidiano. O mais interessante que você não precisa ouvi-las necessariamente fazendo uma massagem, mas pode aproveitar o escurinho do seu quarto para mergulhar nesse som.

Essa seleção é um pouco mais acelerada do que as demais e conta com mais elementos, como percussão e vocais. Para quem gosta de indie, é uma excelente escolha para relaxar na medida certa.

Aqui você vai encontrar o jazz instrumental e o cantado, sempre com um ritmo envolvente e relaxante, indicado para aquele dia estressante. Ouvir os clássicos pode ser um excelente remédio para o alívio de tensão.

Músicas desenvolvidas exclusivamente para o relaxamento estão nesta playlist. Feche os olhos, ouça cada instrumento e entre em contato com os seus sentimentos.

Pianos, violinos e violoncelos se unem de forma magistral para trazer o melhor da música clássica. Nesta playlist você vai mergulhar pela genialidade de vários compositores e experimentar vários sentimentos. Aproveite!

Para algumas pessoas, não existe nada mais relaxante do que o som de uma chuva caindo sobre o telhado. Esses e outros sons da natureza estão presentes nessa playlist, que vai te transportar rapidamente para uma floresta tropical ou para a beira da praia. É só dar o play!

Flautas, harpas e cânticos dessa vertente musical podem ser extremamente relaxantes. Ao clicar nesta seleção será transportado automaticamente para a Europa da idade média onde essas músicas dominaram.

Saudade das músicas pop? Essa playlist reúne o melhor das mais tocadas nas rádios para te deixar relaxado e, ao mesmo tempo, concentrado o suficiente para realizar as tarefas diárias do trabalho.

Essa playlist tem mais de 3 milhões de fãs e reúne o melhor da terapêutica que deve ser ouvida na hora de dormir. Hora de limpar a mente e se preparar para mais um dia e nada melhor do que estar bem calmo e cheio de energias, não é mesmo?