Qual filme devo assistir? Veja o impacto de cada gênero no cérebro

Uma semana estressante e cansativa pode ser facilmente compensada com um cineminha ou simplesmente uma sessão de filmes para abrir a mente e relaxar em casa, no conforto do sofá. Mas, afinal, por que será que os filmes têm esse poder de entreter o cérebro humano?

Romance, ação, comédia ou terror. Cada tipo de trama gera uma reação diferente e foi de olho nisso que professor de psicologia e neurociência da Universidade de Princeton Uri Hasson, criou uma técnica chamada Neurocinematics, que escaneia o cérebro de duas pessoas em tempo real durante a exibição de filmes¹.

Com os dados em mãos, o cientista verifica quais cenas provocaram reações idênticas nos cérebros dos participantes, gerando uma reação padrão para cada filme¹.

Já a psicóloga especialista em filmes como terapia, Birgit Wolz, foi mais a fundo e conseguiu catalogar os sentimentos presentes em cada tipo de história. Segundo ela, muitos filmes transmitem ideias através da emoção e podem neutralizar o instinto de reprimir os sentimentos e desencadear uma liberação emocional no corpo do espectador².

Autora do livro 'E-motion Picture Magic', Wolz avalia que "ao provocar emoções, assistir filmes pode abrir portas que, de outra forma, poderiam permanecer fechadas'².

Confira, abaixo, quais os sentimentos cada tipo de filme pode provocar:

Comédia

Os estudos de Wolz mostram que o riso melhora a sensação de bem-estar. A comédia é uma temática ideal para quem está preocupado e com um certo nível de ansiedade, pois ao rir com algo engraçado, esse sentimento é diluído².

Clinicamente, um estudo da Universidade de Maryland, aponta que "o riso, junto com um senso de humor ativo, poder proteger contra um ataque cardíaco"³.

Claro que um único filme de comédia ou comédia romântica não vai mudar a vida de ninguém. No entanto, para manter a vida mais leve justamente nos momentos mais tensos, nada como uma trama bem engraçada para equilibrar essa balança.

Filmes românticos

Assim como a comédia, os filmes românticos provocam uma sensação de bem-estar. Ao assistir aquele filme com temática amorosa, o telespectador pode garantir algumas horas de alívio, o que ajuda a lidar com problemas externos2.

Com uma rotina tão exigente, uma pausa para uma história romântica pode causar reflexões, já que os erros cometidos pelos personagens podem ser um exemplo de que os erros cometidos na vida real não são tão devastadores assim2. Afinal, quem nunca se identificou com um personagem loucamente apaixonado e que fez muitas besteiras para chegar à sua alma gêmea?

 

Filmes de Terror

O bonito da sétima arte é que podemos ter a sensação de fazer parte de realidades que, no cotidiano, seriam muito traumáticas. Afinal, ver a cena de um assassinato na tela, tendo a consciência de que aquilo é ficção, é completamente diferente de presenciar tal violência na vida real.

Para a psicóloga Birgit Wolz, ter a sensação de estar 'à beira da morte' acaba fazendo com que o espectador se sinta mais vivo após o filme²

Por outro lado, de terror podem ainda aumentar os níveis de adrenalina e cortisol e gerar um impacto diferente em pessoas que realmente passaram por momentos traumáticos2. Por exemplo: uma cena que a personagem está sendo afogada pode gerar um desconforto leve para quem nunca teve experiência de se afogar, mas pode reativar memórias ruins e recuperar traumas para quem já passou por isso.

Atenção: Filmes de terror aumentam a frequência cardíaca e caso o espectador tenha alguma doença cardíaca coronária, afirma o médico George Bakris, especialista em doenças hipertensivas. Segundo ele, algumas cenas podem aumentar a dor no peito e a pressão sanguínea²

 

Filmes 3D

Uma nova era dos películas 3D surgiu nos últimos anos, provocando uma verdadeira revolução no cinema. A sensação de ter mais uma dimensão em jogo em filmes convencionais e não apenas nas animações trouxe uma série de novas sensações para quem assiste os melhores filmes da telona.

Em pessoas com problemas de visão, no entanto, esses filmes podem causar tonturas, dor de cabeça e até náuseas. É o seu cérebro reagindo aos estímulos criados pela tecnologia.²

Por outro lado, um estudo britânico aponta que o cérebro humano se desenvolve quando assistimos mais filmes em 3-D. Os resultados mostram um aumento de 23% na capacidade de processamento cognitivo depois de assistir a um filme em 3 dimensões, ao passo que o tempo de reação melhorou 11% em um período até 20 minutos após o término do filme5

Segundo os cientistas, os filmes em 3-D podem ajudar a retardar o declínio nas atividades cerebrais comuns na velhice5

Classificação Indicativa

É por causa dessas reações que a arte provoca no cérebro humano que existem classificações indicativas tanto para filmes como qualquer outro tipo de exibição. Não é recomendável, por exemplo, obras com teor sexual ou violentas para menores de 10 anos6

No Brasil, ela é definida pelo Ministério da Justiça e está dividida entre Livre, 10, 12, 14, 16 e 18 anos. A classificação não é censura e sim uma sugestão. Por isso, cabe a cada família definir o que as crianças e adolescentes podem ou não assistir6.

Tags: Filmes, Filme de Terror, Filme de Comedia, Filme Romântico, Assistir Filme

Referências bibliográficas:

1. New Scientist. Brain imaging monitors effect of movie magic.
Disponível em: https://www.newscientist.com/article/mg20727774-000-brain-imaging-monitors-effect-of-movie-magic - Acesso em 21 de outubro de 2019.

2. Chicago Tribune. Movies may cause special effects on the body
Disponível em: https://www.chicagotribune.com/lifestyles/ct-xpm-2011-06-22-sc-health-0622-movies-impact-on-body-20110622-story.html - Acesso em 21 de outubro de 2019

3. University Of Maryland Medical Center. Laughter Is Good For Your Heart, According To A New University Of Maryland Medical Center Study.
Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2000/11/001116080726.htm - Acesso em 21 de outubro de 2019

4. The Guardian. This article is more than 4 years old Watching 3D movies 'helps improve brain power'
Disponível em: https://www.theguardian.com/film/2015/may/21/watching-3d-movies-helps-improve-brain-power - Acesso em 21 de outubro de 2019

5. Ministério da Justiça do Brasil. Classificação Indicativa - Informação e Liberdade de Escolha.
Disponível em: https://www.justica.gov.br/seus-direitos/classificacao/cartilh_informacaoliberdadeescolha.pdf - Acesso em 21 de outubro de 2019