Passar uma tarde em Itapuã, uma manhã em Nova York ou uma noite em Paris. Todo mundo já se pegou pensando em uma viagem para lugares aconchegantes para recarregar as energias esquecer um pouco da rotina.

Segundo um estudo da Universidade de Cornell, as pessoas ficam mais felizes antecipando uma experiência de viagem do que antecipando a posse de algo que vão comprar1. Ou seja, viajar faz bem mesmo antes de se arrumar as malas.

Quando embarcamos rumo ao destino de descanso, acabamos diminuindo o nível de estresse e o risco de ataque cardíaco, é o que aponta outra pesquisa, que descobriu que homens que não tiram férias por vários anos têm 30% mais chances de ter um ataque cardíaco e, por outro lado, os que que tiram férias regularmente possuem 21% menos probabilidade de morrer deste tipo de ataque. Entre as mulheres, ficou comprovado que as que tiram férias a cada seis anos têm oito vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco.2

Além de fazer bem para a saúde, as férias em família fortalecem as relações pessoais. Estudo feito pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Arizona descobriu que as mulheres que tiravam férias estavam mais satisfeitas com o casamento3.

Em outra pesquisa, um grupo internacional de pesquisadores liderados pela Universidade Purdue concluiu também que as férias em família contribuem positivamente para o vínculo, a comunicação e a solidariedade entre os parentes. As férias promovem o que é chamado de "vínculo crescente", promovendo conexões crescentes e duradouras. São aquelas memórias familiares compartilhadas e tempo gasto juntos, isolados das atividades cotidianas comuns como escola e trabalho4.

Segundo esse estudo, essas experiências ajudam a promover esses laços positivos que são levados para toda a vida. Embora as férias em família possam ter sua própria parcela de estresse, os benefícios superam os riscos, mesmo em famílias que não são particularmente próximas4.

Sabendo de tudo isso, que tal começar a arrumar as malas e escolher um destino que tenha tudo a ver com uma viagem em família? Aproveite os dias longe das obrigações do trabalho e da casa para curtir momentos de lazer com quem você mais ama e criar memórias incríveis para carregar pelo resto da vida!

Preparamos uma lista com algumas opções de lugares para viajar com a sua família. Confira:

    Procurando um lugar para passear em Goiás? Essa pequena cidade no coração do Brasil é ideal para relaxar e se divertir. Banhado pelo maior manancial de águas termais do mundo, a região do Rio Quente possui uma grande infraestrutura de hotéis e parques aquáticos que vão manter as crianças ocupadas e se divertindo. A temperatura das águas termais chega aos 37ºC e abastecem as piscinas de toda a cidade de Rio Quente. Ricas em lítio e outras substâncias, as águas termais atuam na renovação celular e combatem infecções e a hidratam a pele.5

    Que tal levar as crianças para conhecer o maior parque temático da América Latina? Criado em 1991, o Beto Carrero World fica pertinho da cidade de Joinville e possui atrações para toda a família em mais de 14 milhões de metros quadrados. O complexo está dividido em áreas distintas com temáticas variadas, como a Ilha dos Piratas, Velho Oeste, Vila Germânica, Mundo Animal, Avenida das Nações, Madagascar, Terra da Fantasia, e Aventura Radical. É possível comprar pacotes de entradas de até três dias e existe promoção especial para idosos e crianças menores de 10 anos.

    Caso a família tenha conseguido poupar um pouco mais, é possível ampliar a diversão ao conhecer os complexos de Orlando. Talvez seja um dos destinos mais procurados para viagens em famílias do mundo inteiro e um dos que contém o maior número de atrações, como os parques da Disney, Universal e Sea World. Ao todo, são 14 parques temáticos e aquáticos com atrações impossíveis de serem visitadas em um único dia. Sendo assim, antes de viajar, a família terá que definir o que vai deixar de fora e o que vai visitar. Mas o bom deste destino é que, independente das escolhas, a diversão é garantida.

    Essa é uma excelente opção para quem procura um lugar para passear perto de São Paulo. A 430 quilômetros da maior cidade do país, a cidade de Olímpia virou um ponto de encontro para quem quer relaxar e aproveitas parques aquáticos no interior do Brasil. São três parques aquáticos e uma praia artificial com água salgada e ondas. Recentemente, a cidade ganhou uma atração que promete cativar as crianças: o Vale dos Dinossauros. Com 6 mil metros quadrados, é o maior parque do seguimento da américa Latina. São 38 dinossauros animatrônicos, com destaque para o Tiranossauro Rex, com 15 metros de altura. Entre os parques aquáticos, o destaque é o Thermas dos Laranjais, que possui mais de 50 atrações, incluindo piscinas de onda, piscina de água quente, rio lento, toboáguas e pista de surf indoor.

    A região da Serra Gaúcha, que contempla as cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves atrai anualmente milhares de turistas que procuram um clima mais europeu em pleno território brasileiro. Ao mesmo tempo que é um destino recomendado para casais, por ter um ambiente romântico, regado a bons vinhos e chocolates, a cidade de Gramado também atrai o público infantil, com atrações como o passeio de maria fumaça, espetáculos infantis, a Aldeia do Papai Noel e o parque em miniatura Mini Mundo. São muitas atrações para toda a família o ano todo, mas o período mais procurado da cidade é na época do Natal, quando ocorre o famoso Natal Luz, um espetáculo com muita beleza e significado.

    A cidade de Cancún é um dos destinos preferidos na América Central e oferece muitas opções de lazer para toda a família. Além das praias paradisíacas, o lugar oferece passeios como mergulho com golfinhos, parque aquático e até um jantar com o lendário Capitão Gancho, passeio que é feito em um navio pirata e conta com shows e jogos. Dentro do shopping La Isla, há um aquário onde é possível interagir com golfinhos. Em uma das praias públicas da cidade também é possível nadar com os animais, basta comprar o ingresso e ter essa experiência única. Aproveite o sol do Caribe e curta dias incríveis nessa cidade paradisíaca.

    A capital do Ceará tem uma excelente infraestrutura para receber famílias inteiras. Com calor praticamente o ano todo, a cidade é conhecida por suas lindas praias como Iracema, Praia do Futuro, além das vizinhas Cumbuco, Porto das Dunas, Canoa Quebrada e Morro Branco. Não importa a praia que você escolha, sempre terá uma barraca de praia que em nada lembra as que existem em outros lugares do Brasil. Em Fortaleza, as barracas contam com piscinas, restaurantes e até parque aquáticos. Monitores ficam com os filhos enquanto os pais podem curtir o mar ou os bares e restaurantes. Na região metropolitana, na cidade de Aquiraz, está o Beach Park, um dos mais famosos parques aquáticos do país e que conta com atrações para todas as idades, desde as piscinas rasas para bebês e crianças até brinquedos radicais como o Insano, que proporciona uma queda livre de 41 metros a uma velocidade de até 105 quilômetros por hora. Além do parque, é possível curtir a bela praia Porto das Dunas durante o dia e, durante a noite, a Vila Azul do Mar, com atrações musicais e gastronômicas.

    A cidade de Paris é um daqueles lugares aconchegantes que está presente em quase todas as listas de destinos para uma viagem memorável. A capital francesa é conhecida mundialmente como um destino romântico, mas também é muito indicada para quem quer uma viagem em família. Pode ser que os mais novos não se interessem tanto por atrações clássicas como o museu do Louvre, mas vários lugares da cidade já fazem parte do imaginário infantil como a catedral de Notre-Dame, cenário do clássico infantil que conta a história do corcunda Quasimodo, e a torre Eiffel, cartão postal do mundo. Outro passeio muito interessante para fazer com a família é pelo Jardim de Luxemburgo, um espaço público muito bonito para se passear ao ar livre e com acesso a estufas e atrações ligadas à botânica. Para os mais corajosos e desbravadores, a dica é conhecer as catacumbas de Paris. Uma visita que pode parecer macabra, na verdade é uma verdadeira aula de história sobre a Europa. Por meio de túneis subterrâneos da Cidade Luz é possível ver o incrível depósito de ossadas que existiam em antigos cemitérios e igrejas da cidade. Sem dúvida, é um passeio que não se vê em qualquer lugar. Além dos passeios pelas inúmeras atrações parisienses, é possível ter um dia totalmente dedicado aos pequenos, curtindo tudo o que a Disneyland Paris tem a oferecer. Todo o encantamento do mais famoso parque temático do mundo em plena Europa.

    Quer fazer uma viagem internacional e não quer gastar tanto assim? A dica, então, é visitar a América do Sul e nada melhor do que Bariloche para uma viagem inesquecível. Conhecida por ser um destino de inverno, o polo turístico argentino pode ser visitado também no verão, quando oferece uma gama de atrações como trilhas, esportes radicais e atividades para todas as idades, como caiaque no lago, mergulho, passeios de barco ou passeios a cavalo. No inverno, se a família tiver sorte, é possível apreciar dias de neve, algo que não ocorre com frequência no Brasil. As estações de esqui estão disponíveis para profissionais e amadores.

     

    O Instituto Inhotim é uma excelente opção para quem procura lugares para passear em Minas Gerais. Localizado na cidade de Brumadinho (MG), é um daqueles lugares que você fica de boca aberta assim que coloca os pés. Inovador e criativo, o espaço oferece arte a céu aberto e contato com a natureza de uma maneira surpreendente. São diversas galerias espalhadas pelo espaço, incluindo algumas direcionada apenas aos adultos. Mas fique tranquilo, na entrada de todas elas existe uma classificação indicativa de acordo com a idade. O local é muito grande e proporciona um dia inteiro de caminhada e conhecimento. É o que há de melhor na união da natureza e da arte. Com certeza é ideal para um dia em família.

Referências bibliográficas:

1. Junaida Abdullah , David Gilbert. A study of the impact of the expectation of a holiday on an individual's sense of well-being.
Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/135676670200800406 - Acesso em 16 de setembro de 2019.

2. BROOKS B. GUMP, PHD, MPH, AND KAREN A. MATTHEWS, PHD. Are Vacations Good for Your Health? The 9-Year Mortality Experience After the Multiple Risk Factor Intervention Trial -
Disponível em: http://people.umass.edu/econ340/vacations_health.pdf - Acesso em 16 de setembro de 2019.3.

3. Chikani V1, Reding D, Gunderson P, McCarty CA.Vacations improve mental health among rural women: the Wisconsin Rural Women's Health Study.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16218311 - Acesso em 26 de setembro de 2019.

4. Juyeon Y. Kluin Xinran Y. Lehto. Measuring Family Reunion Travel Motivations.
Disponível em: http://isiarticles.com/bundles/Article/pre/pdf/5066.pdf - Acesso em 26 de setembrro de 2019.

5. Rio Quente Parques e Resorts. Entenda a origem das águas quentes.
Disponível em: https://www.rioquente.com.br/as-aguas-termais - Acesso em 16 de setembro de 2019.

Inspiração para as cidades
Rio Quente

Penha:
10 melhores lugares para viajar com criancas pelo brasil e Beto Carrero

Olímpia:
Vale dos dinossauros
Portal Turismo

Orlando:
O que fazer?
Viagens internacionais em familia

Cancun:
Cancún em família
Onde levar as criancas em Cancun/

Fortaleza:
Fortaleza com criancas/

Paris em familia a cidade do amor com seus amores/

Bariloche:
Bariloche - passeios.html
Bariloche e o destino ideal para aproveitar com a familia/

Inhotim:
Por que visitar Inhotim
Inhotim um lugar surpreendente

SABRAGE.MDY.19.09.0350