Saúde Mental Vale Ouro: a caminho do maior evento esportivo do mundo, Rebeca Andrade estrela campanha sobre saúde mental da Medley

Campanha ‘Salto’ faz alusão às pressões e lesões sofridas pela primeira medalhista olímpica feminina da ginástica artística brasileira e o apoio que teve para chegar em suas conquistas

São Paulo, 8 de maio de 2023 – Após estrear em rede nacional ao lado do ator Rodrigo Hilbert, na campanha de anúncio do patrocínio da Medley ao COB, a campeã olímpica e mundial Rebeca Andrade protagoniza a nova campanha da marca de genéricos mais recomendada pelos médicos e farmaceuticos1, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental. No ambiente esportivo, a saúde mental é um fator de peso para a performance dos atletas, pois reflete na autoconfiança, concentração e equilíbrio emocional antes, durante e depois das competições. A ideia da marca é utilizar o esporte e atletas como inspiração de superação e motivar o brasileiro a cuidar de sua saúde mental. 

Rebeca Andrade   
Campeã olímpica e mundial 

"Acho muito importante a Medley abordar um tema tão necessário não só para atletas, mas para as pessoas em geral. É essencial ter a mente preparada para enfrentar obstáculos e para isso saúde mental é indispensável. Eu sempre procuro entender os sinais do meu corpo e da minha mente, e nem sempre é fácil. O que me ajuda muito nesse ponto é o apoio profissional, já que faço acompanhamento com a psicóloga desde quando era muito nova, e, claro, minha família e equipe que são meus alicerces na minha jornada esportiva." 

Desenvolvida pela Publicis, a campanha foi ao ar no último domingo (7) com o filme de lançamento veiculado durante o intervalo do Fantástico. O filme mostra a preparação de Rebeca, primeira medalhista olímpica feminina da ginástica artística brasileira2, ao realizar uma performance de saltos em solo de ginástica artística. São exibidos flashes que remetem às pressões vivenciadas pela atleta, como julgamentos e lesões, mas que são superadas com o suporte de familiares e da equipe técnica que a acompanha. 

Fabio Astolpho
Diretor Executivo de Criação da Publicis 

"Saúde mental vale ouro. Foi a partir dessa verdade que construímos a nova campanha de saúde mental da Medley. A marca, que é patrocinadora oficial do Time Brasil (COB), vai usar o esporte para falar do tema. Faremos isso através de diversas ativações como podcasts com diferentes atletas olímpicos dividindo suas histórias de superação, peças nativas digitais que trazem o tema para o dia a dia dos brasileiros e um filme sensorial e visceral que conta a história de Rebeca Andrade. Para o filme, contamos com um trabalho de pesquisa para retratar momentos reais da atleta embalados com a música que a consagrou nas competições de solo mundo afora: Baile de Favela e Bach." 

Estudos recentes revelam que a saúde mental é um grande problema de saúde pública no Brasil, assunto que muitas vezes não é discutido com a devida importância. Por isso, a Medley, que já tem um histórico de iniciativas que promovem a saúde mental, como o programa Conta Mana, por exemplo, que apoia e conscientiza mulheres sobre a importância do autocuidado e do bem-estar mental, lançou um novo HUB em seu site, com informações confiáveis e atualizados sobre como manter mente e corpo equilibrados. A Medley também conecta pessoas que buscam suporte a instituições parceiras através do Mapa da Saúde Mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as condições de saúde mental estão aumentando em todo o mundo3

Denise Mello
Líder de Branding, Digital e Mídia da Medley 

"O esporte inspira as pessoas através de exemplos de superação, esforço e coragem para buscar seus objetivos. A Medley quer aproveitar a emoção e engajamento que o esporte desperta em todos para falar sobre a importância de cuidar da saúde mental. Desejamos trazer o tema de um jeito leve e inspirador, nos conectando verdadeiramente com as pessoas, além de levar informação de qualidade e provocar mudanças que melhorem a vida e qualidade de todos." 

Eduardo Cillo
Coordenador de Psicologia do Comitê Olímpico do Brasil

"Frequentemente negligenciamos o papel fundamental que o bem-estar emocional e psicológico desempenha na vida dos atletas. É importante reconhecer que as expectativas e pressões sociais sobre eles - como a exigência por excelência, vitórias e títulos - podem ter um impacto significativo na sua saúde mental. Por essa razão, é crucial que tanto os atletas quanto a população em geral busquem cuidar e respeitar seus limites físicos e mentais, além de buscar ajuda profissional especializada caso se deparem com excesso de responsabilidade ou impactos negativos que possam prejudicar sua rotina." 

Se por um lado a saúde mental é fundamental na preparação dos atletas, a atividade física também é uma aliada para manutenção da saúde mental. Por estes motivos, a Medley anunciou neste ano o maior patrocínio esportivo da sua história ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) até os jogos em 2024, mantendo o histórico de apoio ao esporte.

FICHA TÉCNICA

  • TÍTULOS: Salto
  • PRODUTO: Institucional
  • CLIENTE: Sanofi Medley
  • AGÊNCIA: Publicis Brasil
  • DURAÇÃO: 60"
  • DIRETOR EXECUTIVA DE CRIAÇÃO: Fabio Astolpho
  • DIRETOR DE CRIAÇÃO: Deh Bastos e Samuel Normando
  • DIRETOR DE CRIAÇÃO ASSOCIADO: Marcelo Fiuza Lima
  • CRIAÇÃO E CONTEÚDO: Andressa Codatto, Fabio Astolpho, Marcelo Fiuza, Samuel Normando, Deh Bastos e Jessica Severo
  • PRODUTOR AGÊNCIA / RTVC: Renata Sayão, Fabiana Diniz, Natasha Grazia
  • ATENDIMENTO AGÊNCIA: Beatriz Pedrosa, Thais Bassit
  • GESTÃO DE PROJETOS: Renata Carvalho, Karine Luchtemberg
  • MÍDIA AGÊNCIA: Valeria Brasil, Racquel Medeiros, Diego Maximo, Mariane Franzim
  • PLANEJAMENTO AGÊNCIA: Ileana Millan, Caio Dias
  • CONTEÚDO: Deh Bastos, Jessica Severo
  • APROVAÇÃO CLIENTE: Denise Mello, Valeria Borghi, Joyce Cardoso
  • PRODUTORA DO FILME: Surreal Hotel Arts
  • DIREÇÃO: Lu Villaça
  • ASSISTENTES DE DIREÇÃO: Iuri Leo e Camila Camargo
  • DIRETOR EXECUTIVO: Cris Chacon
  • PRODUÇÃO EXECUTIVA: Milena Trindade
  • HEAD DE PRODUÇÃO: Lu Martins
  • CCO: Carlos Busato
  • DIREÇÃO CRIATIVA: Bruno Cerqueira
  • DESENVOLVIMENTO CRIATIVO:  Alex Ulhoa, Vitor Matheus, Victória Isabela da Silva e Sol Ômigra
  • LINE PRODUCERS: Giuliano Springhetti, Ale Borzani e João Avena
  • LINE PRODUCER JR: Matheus Monteiro
  • ASSISTENTE EXECUTIVA: Buba Kore
  • ASSISTENTES DE COORDENAÇÃO, Ana Alegretti, Bruna Brito e Beatriz Prado
  • DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Daniel Belinky
  • DIREÇÃO DE ARTE:  Débora Pascotto
  • DIRETOR DE PRODUÇÃO: Roberto Bellezia
  • PRODUTOR: Alexandre Benjamin
  • PRODUTORA DE ARTE: Maria Cecília Cardoso
  • PRODUTORES DE ELENCO: Alice Wolfenson e Neto Avena
  • DIRETORA DE PROJETOS: Camila Camargo
  • PRODUTORA DE LOCAÇÃO: Gisele Prado
  • FIGURINISTAS: Giovana Moretto, Rodrigo Grunfeld, Hélio Anselmo e Natália Muniz
  • MAKE E HAIR: Mika Safro e Fabinho Araújo
  • FOTÓGRAFO STILL: Regis Fernandes
  • PÓS-PRODUÇÃO: Bruno Melo, Leandr Ferreira, Cinthia Vette
  • MONTAGEM: Gabriel Lacman
  • FINALIZAÇÃO: Rui Fontes
  • COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Warriors VFX
  • CORREÇÃO DE COR: Caio Deziderio
  • PRODUTORA DE SOM: Hefty
  • PRODUTOR: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa.
  • ATENDIMENTO: Debora Carvalho, Amanda Froes e Thais. Gazoli
  • COORDENAÇÃO: Larissa Durante e Susi Rodrigues

Sobre a Medley   

A Medley está presente no Brasil há mais de 25 anos e faz parte da Sanofi, maior farmacêutica do mercado brasileiro e uma das maiores do mundo. A Medley acredita que cada caixinha de produto importa, seja genérico ou não. Por isso, seguimos padrões de qualidade internacionais estabelecidos pela Sanofi e nacionais determinados pela ANVISA. O cuidado que tomamos em todas as etapas de produção é para que você tenha, dentro de cada caixinha de remédio, a qualidade e segurança de uma marca que é eficaz em tudo que faz. 

Sobre a Sanofi  

Somos uma inovadora empresa global de saúde, movida por um propósito: buscamos os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas [we chase the miracles of science to improve people’s lives]. Nossa equipe, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina, possibilitando o impossível. Fornecemos opções de tratamento potencialmente decisivos e proteção vacinal essencial para milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro de nossas ambições. 

Sobre o COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional. 

Ao longo de seus 108 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze). 

Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: XP, Medley, Mormaii, Havaianas, New On, Peak, Riachuelo, Estácio, Boali e Max Recovey. 

O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro. 

Para mais informações:   

Amanda Castro | +55 11 98481-8983| amanda.castro@loures.com.b 
Vinícius Oliveira | +55 11 98384-2509 | vinicius.oliveira@loures.com.br  

Referências: 

1. PESQUISA IPSOS BRAND HEALTH TRACKING. Pesquisa online, de abrangência nacional, realizada pela Ipsos a pedido da Medley, entre 20 de outubro de 2021 a 31 de outubro de 2021. Foram realizadas 530 entrevistas com homens e mulheres, de 25 a 65 anos, responsáveis pela decisão de compra de medicamentos e consumidores de genéricos. A margem de erro é de 4.3 pontos percentuais. MAT-BR-2202822. 
2. COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. REBECA ANDRADE. Disponível em: Link. Acesso em 2023, abril.
3. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental health - Burden. Disponível em: Link. Acesso em 2023, abril.
4. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde Mental. Disponível em: Link. Acesso em 2023. Abril.
5. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental health - Overview. Disponível em: Link. Acesso em 2023, abril.