Printed From:

saúde, segurança e meio ambiente

Nós seguimos um sistema de gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente projetado para proteger a saúde e a segurança de cada colaborador, desenvolver e utilizar processos industriais seguros e limitar o impacto ambiental das atividades da unidade de negócios.

O nosso profissional passa por um amplo processo de capacitação, onde aprende a exercer seus deveres e responsabilidades, garantindo a própria segurança e de seus colegas de trabalho, respeitando o meio ambiente e seguindo as regras de saúde ocupacional e segurança do trabalho.
 

 

RESPONSABILIDADES DO PROFISSIONAL MEDLEY

Responsabilidade com o meio ambiente

A Medley possui um Sistema de Gerenciamento Ambiental que, além de atender aos requisitos legais, tem como objetivos: controlar e harmonizar as atividades industriais, preservar recursos e reduzir impactos ou danos ambientais. A gestão ambiental inclui análises e controles sobre água, solo e ar, com base na minimização na fonte e na redução de desperdícios. Nós também apostamos em um elaborado programa de coleta seletiva dos lixos recicláveis, pois entendemos que o nosso papel social vai muito além de fornecer um produto de qualidade. Entenda como funciona o processo:

Programa de reciclagem:

A Medley mantém um rígido programa de coleta seletiva dos lixos recicláveis. Estes, após a segregação e descaracterização, são encaminhados para empresas de reciclagem. Os recursos oriundos da venda desses materiais são revertidos para instituições sociais.

Resíduos industriais

Outra parte importante da nossa atividade envolve resíduos industriais que são sobras do processo de fabricação. Neste caso, o material é separado, descaracterizado e encaminhado para incineração, aterros e processamentos, de acordo com a legislação vigente.

Efluentes

Possuímos uma estação de tratamento de efluentes específica, que opera para a purificação e minimização da carga orgânica dos efluentes descartados durante os processos industriais. Após o tratamento, uma parte desses efluentes é reutilizada nos sanitários e nas lavagens dos pátios e jardins, reduzindo assim o desperdício de água.

E é desta forma, olhando para cada detalhe dentro e fora do nosso processo de fabricação que conseguimos manter a segurança dos nossos funcionários e do meio ambiente.

Boas Práticas de Fabricação

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o direito do consumidor quanto à sua saúde é um dos direitos humanos básicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, por meio de legislação e fiscalização, tem o dever de garantir ao consumidor o direito a produtos e serviços com boa qualidade sanitária.

É dever das empresas farmacêuticas, portanto, ter um cuidado rigoroso com a qualidade e a segurança dos produtos e processos.

Nesse sentido, a Medley preocupa-se constantemente com a qualidade, a segurança e a eficácia dos produtos que fabrica. Por isso, adota as normas de Boas Práticas de Fabricação da Organização Mundial da Saúde bem como dos requisitos globais de qualidade do grupo Sanofi.

O conjunto das normas de Boas Práticas de Fabricação é uma ferramenta muito importante do sistema de Garantia da Qualidade, pois define e padroniza métodos que regulamentam todas as atividades de fabricação de um produto, envolvendo a participação das pessoas, o processo de produção, as condições de uso dos equipamentos, as matérias-primas, as embalagens e os rótulos, a manutenção, a segurança e a proteção ambiental, o armazenamento dos insumos e produtos, a expedição de produtos, sua distribuição e seu transporte.

O principal objetivo das normas de Boas Práticas de Fabricação é combater e evitar contaminações cruzadas ao longo do ciclo de fabricação de medicamentos.
O atendimento às normas de Boas Práticas de Fabricação garante a Medley a excelência na fabricação de produtos de alta qualidade nos aspectos de segurança, identificação, potência, concentração e pureza.

Ações concretas

No final de 2016, a Sanofi firmou uma importante parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para a plantação, em uma região devastada, de 15 mil mudas de árvores nativas deste bioma, como forma de mitigar as emissões de CO2 de seu processo produtivo, e, principalmente, auxiliar na estabilidade hídrica desta região, que fica na Bacia do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), em São Paulo.
A área de destino das 15 mil mudas da Sanofi fica a apenas 20 km da fábrica de Campinas, em uma região com alto déficit de cobertura florestal. 
Com a implantação de novos sistemas, deixamos de gastar 60 m³ de água/ mês, desde 2015.
Temos uma eficiência energética e uso da água de excelência. 0,36 m3 (360 litros) de água para cada mil unidades de produto produzido. 
64% de todos os resíduos que produzimos são reciclados.
98% dos resíduos perigosos são enviados para co-processamento (destruição térmica) que é usado como fonte energética.

Valorizando nossas pessoas

Para a Medley, o valor humano não é apenas um detalhe. Por isso, desenvolvemos e implementamos programas de capacitação técnica para que os nossos funcionários possam exercer seus deveres e responsabilidades. Nosso objetivo é que, ao final do processo, cada caixinha fabricada pela empresa tenha uma qualidade humana agregada, como, por exemplo, respeito ao meio ambiente, prevenção contra a poluição, o seguimento das regras de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

São pequenas atitudes diárias incentivadas pela Medley que transformam radicalmente a maneira convencional de se lidar com o trabalho. Com nossos programas internos de prevenção de acidente e orientação a todos os colaboradores, que permite que a empresa esteja desde 2011 sem acidentes com afastamentos.

São milhares de horas investidas em capacitação e treinamento de pessoas no Brasil e no exterior para que nossa fábrica permaneça produzindo, durante 24 horas por dia, o melhor medicamento.