Veja quantas calorias você queima com as atividades do dia a dia

Todo ano um grupo enorme de pessoas coloca em mente o projeto verão, aquele plano para mudar completamente de vida e entrar de cabeça nas dietas e frequências em academia para poder emagrecer rápido. Muitas vezes a determinação funciona, outras nem tanto.

Os obstáculos muitas vezes são o cansaço de um dia extenuante de trabalho ou simplesmente a falta de tempo. Caso isso ocorra com você e a rotina de exercícios convencionais fique um pouco longe do alcance, saiba que algumas atividades do dia a dia podem auxiliar a combater o sedentarismo completo e ajudar a emagrecer mesmo sem a academia.

As atividades físicas, incluindo as que fazem parte do nosso dia a dia, contribuem para uma vida mais saudável e ajuda a prevenir, por exemplo, a insuficiência cardíaca2. O exercício está associado a melhorias nos quadros de hipertensão, glicose no sangue e redução de incidência de doenças coronarianas2.

O sedentarismo tem sido considerado pela ciência um fator de risco maior do que a obesidade. Uma caminhada de 20 minutos por dia pode reduzir a mortalidade em pessoas com menos de 65 anos, já que diminui o risco de desenvolvimento de doenças do coração e até câncer3.

Apesar dos benefícios das atividades físicas casuais, não desista de praticar os exercícios mais elaborados e regulares, pois eles sempre serão mais eficientes. Lembre-se também de sempre consultar um médico para verificar se sua saúde está em dia2.

Perdendo calorias no cotidiano

Para ter uma ideia de quantas calorias é possível queimar com atividades do cotidiano, vamos usar como balizador uma aula leve de aeróbica com baixo impacto, onde uma pessoa de 70 quilos queima 205 calorias em 30 minutos1. Veja, agora, quantas calorias se queima com atividades do dia a dia1*:

Caminhar até a Padaria

Em uma velocidade de 5,6 Km/h, durante 30 minutos contabilizando a ida e a volta, você perderá 149 calorias com esta caminhada.

Plantio de mudas ou arbustos

Uma atividade moderada de jardinagem equivale ao consumo de 149 calorias. São atividades relaxantes e benéficas ao corpo ao mesmo tempo.

Como o contato com a natureza pode ajudar na sua saúde?

Veja 8 plantas resistentes e que podem ser cultivadas em casa

Cozinhar

Pode não parecer, mas ficar à beira de um fogão pode render algumas calorias a menos. Em 30 minutos, são 93 calorias gastas dentro da cozinha.

Veja 10 receitas fáceis e rápidas para um jantar com os amigos

Fazer Compras

Ir a um supermercado pode render muito mais do que 30 minutos de atividade física. Em uma compra clássica, com o auxílio de carrinho, são gastas 130 calorias a cada meia hora.

Limpar a casa

Será que fazer faxina emagrece? Bom, isso vai depender de outros fatores, como a alimentação, mas o fato é que uma limpeza pesada de casa nos rende 167 calorias a menos. São atividades como lavar o carro ou limpar as janelas, que exigem um pouco mais de dedicação.

Redecorar a casa

Sabe aquele dia que dá vontade de mudar tudo de lugar em casa? Pode ser o seu dia de sorte, pois uma arrumação doméstica rende 223 calorias a menos quando se arrasta móveis pesados e tira as coisas do lugar.

Carregando caixas

Depois de mudar os móveis de lugar, resolveu fazer uma limpa na casa? Saiba que carregar caixas também é uma excelente ideia para quem quer perder calorias.

Fazer uma massagem

Receber uma massagem é muito bom, pois provoca relaxamento e tranquilidade. Mas quem aplica uma massagem também tem seus benefícios. Quando a atividade é feita em pé, 149 calorias vão para o espaço em apenas 30 minutinhos.

Pintar uma casa

Se mover os móveis e fazer uma limpeza não resolveu, chegou a hora de pintar a casa. Uma pintura externa é um exercício físico que queima 186 calorias a cada 30 minutos. Sendo assim, um bom dia de pintura pode render uma excelente queima calórica.

*Valores estimados para uma pessoa adulta de 70 quilos